Em comemoração ao Dia Mundial do Leite, produtores rurais e indústrias que compõem a cadeia do leite, em Goiás, se reuniram nesta segunda-feira (3), no salão Dona Gercina Teixeira Borges, do Palácio das Esmeraldas. Durante um “Leite da manhã”, com presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, foram entregues 63 mil litros de leite para o governo do Estado, que os remeterá a entidades filantrópicas e à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O presidente do Sindileite, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, ressaltou que Goiás é a quarta maior bacia produtora de leite do Brasil, com mais de 60 mil unidades produtivas. “O leite é muito importante do ponto de vista econômico e também do social.” Joaquim Guilherme afirmou que a parceria do Governo de Goiás com a cadeira produtiva do leite permitiu o crescimento do setor, que passou a importar leite para a industrialização. “A desoneração que houve de tributos nos últimos anos possibilitou o crescimento da nossa indústria, que hoje é forte na produção e na comercialização por ser competitiva.”
Para o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, a comemoração do dia mundial do leite é simbólica e muito importante, porque o leite é um alimento necessário a todos os seres humanos. Ele explica que, por trás da produção de leite existe uma cadeia muito forte no Estado de Goiás, onde se têm 65 mil produtores envolvidos na produção. “Se observarmos a cadeia toda, são mais de 220 mil pessoas envolvidas diretas e indiretamente”, conta.
O governador Marconi Perillo afirmou que o agronegócio é o sustentáculo da economia e do desenvolvimento do Estado e que o governo vem fazendo a sua parte, de maneira planejada, para viabilizar o crescimento do setor. “Antes dos incentivos do Governo, a cadeia produtiva leiteira era exportadora de matéria-prima, de produtos in natura para outros estados. Agora, precisamos importar leite para a industrialização. Isso se deu graças a uma política agressiva de incentivos fiscais para que nosso produto fosse competitivo. Desenvolvimento combina a ação produtiva, o capital do empresariado, a ação trabalhadora de operários com a ação pró-ativa dos governos.”
Marconi antecipou aos produtores presentes no evento que já enviou à Assembleia Legislativa projeto para a prorrogação dos incentivos fiscais até 2014. O governador acrescentou ainda que está confiante nas obras de infraestrutura que estão em andamento por todo o Estado. “Eu estou muito animado com o que está acontecendo. Temos obras por todos os cantos de Goiás. Não tenho dúvidas de que vamos entregar mais do que tínhamos nos comprometido a fazer.” De acordo com Marconi, até o final deste ano, serão 4,3 mil quilômetros de rodovias reconstruídas. Até o final de 2014, serão cerca de 5,5 mil quilômetros.