AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg participa de decisão para enfrentamento da falta de água no Meia Ponte

Imagem

O sistema Faeg Senar participou da segunda reunião dos Conselhos Estaduais de Meio ambiente e de Recursos Hídricos. Durante o encontro ficou definido que será preciso retirar mais água do Rio Meia Ponte para que o consumo humano enfrente menos problemas com a escassez de água. A captação passará a ser feita também na chamada vasão ecológica. Mesmo sendo uma parte importante para a permanência do manancial, amparado por lei federal, o uso prioritário é o abastecimento da população, o que justifica a orientação do Comitê da Bacia do Meia Ponte.


“Foi uma alternativa emergencial para que Goiânia e região metropolitana não ficasse sem abastecimento”, explicou Jordana Gabriel Sara, consultora da Faeg, e membro do CERI.

Mesmo assim a capital deve enfrentar um racionamento de água. A forma como isso vai acontecer será decidida pela Saneago e a Agencia Goiana de Regulação (AGR). Ficou definido também que o comitê apresente em 180 dias soluções para que isso não aconteça nos próximos anos. Nos últimos dois meses sem chuvas, a vazão do manancial caiu de 7 mil litros por segundo para 3.600 litros por segundo.


Áreas de atuação

Veja também

USDA

Notícia

USDA atualiza projeções da safra 2024/25: soja em alta e milho com estoques reduzidos

Agrinho

Notícias

Agrinho 2024: veja parte da cobertura feita pela TV

Com

Notícia

Com trabalho Semear, a escola estadual Luiz Gonzaga Sobrinho, de Goianésia, é a grande vencedora do Agrinho 2024

Imagem