
A iniciativa reforça a segurança, a transparência e a valorização desses profissionais importantes para o setor agropecuário em Goiás. O cadastro e a lista de documentos estão disponíveis em: https://leiloeiros.sistemafaeg.org.br/leiloeiro/home
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) retomou oficialmente o processo de credenciamento de leiloeiros rurais, devolvendo segurança jurídica, reconhecimento profissional e padronização ao setor. A ação marca um passo decisivo para a organização da atividade, que estava há anos sem regularização formal no Estado.
“O credenciamento dos leiloeiros é mais do que um ato formal: é um passo firme na construção de um ambiente mais seguro, transparente e eficiente para produtores, compradores e para toda a economia rural goiana”, destacou o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner.
Para o presidente da Unigol (União Goiânia dos Leilões), Olívio Lemos Pereira Filho, a regularização era uma demanda antiga, defendida por vários profissionais do setor. “Uma iniciativa que, sem dúvida nenhuma, dá aos leiloeiros rurais a condição de trabalhar na legalidade. Nós, inclusive, da Unigol, juntamente com os leiloeiros, pedimos a Faeg para que retomasse esse trabalho que há mais de 30 anos já foi realizado pela federação. Sem esse credenciamento, você estaria trabalhando ilegalmente. Assim como um advogado precisa da OAB, o leiloeiro agora pode exercer a profissão com respeito e tranquilidade.”
Considerado um dos pioneiros dos leilões no Estado, Bráulio Ferreira Neto é uma referência entre os profissionais do martelo. Ele trouxe uma reflexão sobre origem, talento e ética na profissão. “O leiloeiro depende da sua capacidade profissional. Porém, além do talento, existem o profissionalismo, a ética e a origem. Todo leiloeiro tem uma origem. O Sindicato Rural dá o aval para ele, uma carta para se credenciar na Federação da Agricultura do seu Estado. Eu mesmo tive minha carteira da Faeg por mais de 30 anos.”
Ele explica que o credenciamento reforça a credibilidade, inclusive em transmissões nacionais. “Uma pessoa que vai fazer um leilão no Canal Rural ou no Canal do Boi, se tiver origem e estiver sindicalizada, já tem um passo dentro das normas éticas e do caminho certo de reconhecimento.”
Wilton Pereira da Silva, profissional tradicional do mercado de leilões em Goiás, ressaltou que a retomada do credenciamento devolve dignidade à categoria. “Para mim, isso é dar dignidade ao profissional. Em qualquer profissão é importante ter a nossa marca, a nossa identidade. Para dizer que você é leiloeiro, você tem que poder afirmar: ‘sou leiloeiro credenciado pela Faeg’. Isso sempre é muito importante. Hoje nós podemos dizer: tenho uma profissão digna, respeitada e sou credenciado.”

O superintendente da Faeg, Claudinei Rigonatto, explicou o processo e os avanços que acompanham o credenciamento. “Por lei, é a Faeg que faz esse cadastramento. Depois de um longo período de negociação com os leiloeiros, estamos retomando esse trabalho com alegria.”
Rigonatto destaca que os profissionais que apresentaram a documentação completa estão oficialmente credenciados. “O leiloeiro precisa ter habilidade técnica, regularidade fiscal, documentação de antecedentes e comprovação de origem pelo sindicato rural. Com tudo isso validado, ele é credenciado e acolhido no sistema.”
Quem se cadastra como leiloeiro contribui com uma anuidade e além da certificação, recebe apoio para a divulgação dos leilões no Estado. “Nós temos um site para realizar o cadastro e para que todas as informações de leilões do Estado de Goiás sejam divulgadas pelos leiloeiros (https://leiloeiros.sistemafaeg.org.br/leiloeiro/home). A Faeg vai ajudar a divulgar todos os leilões de gado, animais e demais categorias.”

Durante a cerimônia de certificação, a Faeg também apresentou o Protocolo de Intenções firmado com a Agrodefesa: um acordo que reforça a parceria entre o setor produtivo e o órgão de fiscalização do Estado. O documento estabelece metas conjuntas para fortalecer a defesa agropecuária, ampliar a regularidade dos estabelecimentos leiloeiros, aprimorar as cadeias produtivas e promover ações de desenvolvimento sustentável em Goiás.
Entre as definições estão iniciativas para melhorar a qualidade dos dados cadastrais e das informações georreferenciadas das propriedades rurais, além de apoiar os estabelecimentos leiloeiros na obtenção e manutenção da regularidade legal, sanitária e de bem-estar animal de acordo com legislação vigente.
Ao final do evento, os cerca de 30 leiloeiros presentes foram chamados para assinar o Termo de Credenciamento. Eles receberam da diretoria da Faeg o certificado oficial, a carteirinha profissional e um brinde especial de boas-vindas: um kit com um martelo profissional.
Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag
Notícias
24/11/2025
Notícias
19/11/2025
Notícias
19/11/2025