Com uma relação médicos/habitantes de um para mil, o município de Abadiânia recebeu nesta sexta-feira (19) sua primeira edição do Programa Faeg/Senar em Ação que levou até a cidade atendimentos médicos em várias especialidades, como ginecologistas, dermatologistas, nutricionistas e oftalmologistas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ideal é que dois médicos atendam cada mil habitantes. O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, participou da abertura do evento e fez questão de destacar o trabalho realizado pela equipe junto à comunidade e a importância do cuidado com o bem estar de quem trabalha tanto para alavancar o estado. “Saúde é uma das bases para que possamos construir um país mais justo e equilibrado”, disse.
O evento, iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), contou com o apoio da prefeitura da cidade e da Usina Hidrelétrica Corumbá IV, que administra o lago artificial situado no município. Segundo o prefeito de Abadiânia, Vilmar Gomes, a iniciativa é louvável e deve ser copiada pela administração local. “Aqui a acessibilidade das pessoas aos médicos é muito fácil, mas minha intenção é avaliar a aceitação da população e usar o Programa como referência para iniciarmos um trabalho periódico com a disponibilização de vários profissionais da saúde”, conta.
Animado, Novenil Gomes, 61 anos, acordou cedo para aproveitar bem os atendimentos disponibilizados pelo Faeg/Senar em Ação. Ele realizou o exame PSA e já se preparava para fazer a segunda via da carteira de identidade. Novenil destacou a dificuldade que a população enfrenta em conseguir atendimento médico e elogiou a iniciativa da Faeg e do Senar. “Tem gente que fica horas, e até dias, na fila dos hospitais esperando para ser atendido. Essa ação é maravilhosa. Você vem uma vez e já consegue atendimentos em várias especialidades”. Durante o dia, quem passou pela Praça Juarez também teve acesso a atendimentos na área da cidadania, como emissão de carteira de identidade e corte de cabelo. Clínicos gerais e odontologistas também atenderam a população, que pode se vacinar contra Febre Amarela.
A dermatologista Carmen Christina, que há três anos trabalha com o Sistema, fez questão de elogiar a iniciativa e destacou a grande quantidade de atendimentos. “Eu atendo aqui pessoas de todas as idades. Os mais velhos querem atendimentos por causa das manchas devido à constante exposição ao sol”. Além dos abadianenses, moradores de Planalmira, Santa Lúcia, Barro Amarelo e Três Veredas também foram atendidos, podendo realizar os exames preventivos (Papanicolau) e PSA, teste de glicemia e aferição de pressão. Para animar o evento, apresentações culturais e exposição de artesanatos – feitos por ex-participantes de treinamentos oferecidos pelo Senar Goiás.
Ao final da solenidade de abertura José Mário, que também é presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, entregou certificados de forma simbólica e fez o descerramento da placa e plantou a muda de Ipê Amarelo, símbolo do programa.
::/introtext::