Faeg/Senar em Ação chega à Abadiânia levando atendimento médico e de cidadania

Imagem
::cck::298::/cck::
::introtext::
Michelle Rabelo
Fotos: Larissa Melo

Com uma relação médicos/habitantes de um para mil, o município de Abadiânia recebeu nesta sexta-feira (19) sua primeira edição do Programa Faeg/Senar em Ação que levou até a cidade atendimentos médicos em várias especialidades, como ginecologistas, dermatologistas, nutricionistas e oftalmologistas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ideal é que dois médicos atendam cada mil habitantes. O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, participou da abertura do evento e fez questão de destacar o trabalho realizado pela equipe junto à comunidade e a importância do cuidado com o bem estar de quem trabalha tanto para alavancar o estado. “Saúde é uma das bases para que possamos construir um país mais justo e equilibrado”, disse.

O evento, iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), contou com o apoio da prefeitura da cidade e da Usina Hidrelétrica Corumbá IV, que administra o lago artificial situado no município. Segundo o prefeito de Abadiânia, Vilmar Gomes, a iniciativa é louvável e deve ser copiada pela administração local. “Aqui a acessibilidade das pessoas aos médicos é muito fácil, mas minha intenção é avaliar a aceitação da população e usar o Programa como referência para iniciarmos um trabalho periódico com a disponibilização de vários profissionais da saúde”, conta.

Animado, Novenil Gomes, 61 anos, acordou cedo para aproveitar bem os atendimentos disponibilizados pelo Faeg/Senar em Ação. Ele realizou o exame PSA e já se preparava para fazer a segunda via da carteira de identidade. Novenil destacou a dificuldade que a população enfrenta em conseguir atendimento médico e elogiou a iniciativa da Faeg e do Senar. “Tem gente que fica horas, e até dias, na fila dos hospitais esperando para ser atendido. Essa ação é maravilhosa. Você vem uma vez e já consegue atendimentos em várias especialidades”. Durante o dia, quem passou pela Praça Juarez também teve acesso a atendimentos na área da cidadania, como emissão de carteira de identidade e corte de cabelo. Clínicos gerais e odontologistas também atenderam a população, que pode se vacinar contra Febre Amarela.

A dermatologista Carmen Christina, que há três anos trabalha com o Sistema, fez questão de elogiar a iniciativa e destacou a grande quantidade de atendimentos. “Eu atendo aqui pessoas de todas as idades. Os mais velhos querem atendimentos por causa das manchas devido à constante exposição ao sol”. Além dos abadianenses, moradores de Planalmira, Santa Lúcia, Barro Amarelo e Três Veredas também foram atendidos, podendo realizar os exames preventivos (Papanicolau) e PSA, teste de glicemia e aferição de pressão. Para animar o evento, apresentações culturais e exposição de artesanatos – feitos por ex-participantes de treinamentos oferecidos pelo Senar Goiás.

Ao final da solenidade de abertura José Mário, que também é presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, entregou certificados de forma simbólica e fez o descerramento da placa e plantou a muda de Ipê Amarelo, símbolo do programa.

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::::cck::298::/cck::
Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem