AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Família de Araguapaz é exemplo proatividade e colhe lucros após ATeG do Senar Goiás em horticultura

Imagem

Com apenas 23 anos, William Moreira da Silva tem orgulho de viver no campo e de ter uma boa renda tirada dele. Desde de criança sempre gostou da vida na fazenda, seguindo os passos do pai. Ele cursou o ensino médio e decidiu que não iria para a cidade fazer faculdade. O trabalho seria integralmente dedicado ao cultivo. Já investiu na produção de banana e milho. Mas ainda não era isso que garantiria uma melhor renda e qualidade de vida para a família, no Sítio 3 Irmãos, município de Araguapaz. A propriedade de 5 alqueires fica no assentamento Santa Ana, a 328 Km de Goiânia.

“Meu pai sempre trabalhou duro aqui na terra. Não foi fácil manter a família tirando tudo daqui. Hoje vejo tudo mais fácil porque aprendemos a trabalhar com gestão. Minhas duas irmãs moram na cidade e aqui ficamos eu, minha esposa, minha filha, meu pai e minha mãe. Descobrimos na horticultura e na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Goiás, o caminho para uma boa produção e lucro. Tanto que mesmo no período de pandemia tivemos aumento de renda”, conta William.

A mandioca é o destaque da propriedade. É vendida descascada e fresca. Por ser diferente da maioria, a procura é tanta na região que a família não está conseguindo atender a demanda e por isso será preciso ampliar a produção ainda mais. Todos os meses tem plantio. Tudo planejado e escalonado. Essas são algumas das práticas incorporadas através da ATeG do Senar Goiás. O mesmo vale para alface, outras folhagens, abobrinha e pimenta. Todos os produtos já têm lugar certo para a entrega que é feita pelo William. O restante da família cuida do cultivo.

A propriedade é tão organizada que chamou a atenção da supervisora de fruticultura e horticultura do Senar Goiás, Ana Paula Belo. “Durante minha última visita eu fiquei impressionada com a organização, com a aplicação na íntegra do que é proposto pela ATeG. O trabalho é um excelente exemplo de eficiência da agricultura familiar”.

O responsável pela ATeG na propriedade é o técnico de Campo Edgar Estevam, que atende a família desde de dezembro de 2019. “Há quase dois anos trabalhamos desde a parte técnica até a gestão. O atendimento é feito através do cadastro do senhor Roberto, que é o pai do William. E toda a evolução da propriedade acontece graças à proatividade deles. Eles realmente usufruem da consultoria da assistência técnica do Senar Goiás. Não ficam restritos somente às visitas mensais. Me ligam para pedir opinião sobre novas ideias a serem implantadas, para esclarecer dúvidas. Antes eles não tinham produção de mudas, área vegetativa fechada. Atualmente a renda bruta na propriedade é mais que o dobro, área plantada também dobrou desde o início da ATeG. A propriedade conta com dois veículos, computador e internet de qualidade. Agora eles se preparam para investir mais tecnologia nos cultivos. Com certeza são um exemplo de caso de sucesso na horticultura”.

William e a família se preparam para a realização de dois objetivos que vão trazer a condição de ampliar ainda mais o mercado. “ Agora o próximo passo é investir numa irrigação melhor, mais eficiente e na compra de maquinário, como um trator. Aprendemos com a Assistência Técnica do Senar a dar um passo de cada vez e só quando sabemos que o terreno que vamos pisar está firme. Então estamos nos organizando e não tem nada mais gratificante do que ver os frutos do trabalho que se ama fazer. Adquirimos uma nova visão de produção e juntamos o conhecimento com a experiência”, afirma William.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Goiás

Notícia

Goiás lança Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na sede da FAEG

Oportunidade

Notícia

Oportunidade para ser conselheiro da Faeg no CAT

Pimenta-do-reino:

Notícia

Pimenta-do-reino: casal de produtores de Cocalzinho de Goiás investe no cultivo com ATeG do Senar

Imagem