O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), destaca os números recordes apresentados no levantamento mensal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A safra 2019/20 produzirá 257,8 milhões de toneladas de grãos. Comparado com o levantamento de agosto, o crescimento foi de 4,1 milhões de toneladas. O resultado aponta produção quase 5% maior em relação à anterior.
Para Goiás, o crescimento foi de 7,2% e 11,8% para área e produção, respectivamente. Embora a área tenha sofrido uma leve redução de -0,1% em relação ao levantamento passado, a produção foi 1,3% maior em setembro. O estado segue sendo o terceiro maior produtor do país, com um total que ultrapassa 27 milhões de toneladas.
No centro das atenções está a safrinha de milho, cultura também recordista (75 milhões de toneladas no país), cuja colheita está em processo de finalização. Goiás, que foi um dos primeiros estados a terminar a sua, é responsável por 12% do milho total (1ª e 2ª safras) produzido no Brasil e contribuirá com 14% da segunda safra: serão mais de 10 milhões de toneladas distribuídas por 1,6 milhão de hectares goianos. Contudo, a Companhia fez uma correção de -2% na produção goiana de setembro. Já para o total brasileiro, a safrinha deverá ter um volume 0,2% em relação ao levantado em agosto.
Comunicação Sistema Faeg/Senar