Governo de Goiás regulamenta PROGOIÁS RURAL

Imagem

O Governo de Goiás publicou na noite desta segunda-feira, 23, o Decreto 9.928, de 23 de agosto de 2021, que regulamenta a Lei 21.066/2021 que institui o Programa de Desenvolvimento Rural do Estado de Goiás – PROGOIÁS RURAL.

O programa concede crédito outorgado do ICMS sobre o valor da base de cálculo de 6% para o feijão e o milho e 5% para o peixe, correspondente à operação de saída interestadual destes produtos.

No entanto, para utilização do crédito outorgado, é necessário contribuir para o Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás – PROTEGE GOIÁS, no valor de 15% sobre o valor do benefício efetivamente usufruído no caso do peixe e do milho e 1% para o feijão.

Sendo assim, para a comercialização interestadual de peixe, a alíquota efetiva passa a ser 7,75% e a do feijão 6,06%. Já para a comercialização de milho, a lei permite o uso cumulativo do crédito outorgado com o benefício do Convênio 100/97, desta forma a alíquota do ICMS do cereal fica reduzido para 3,43, com o PROTEGE GOIÁS, a alíquota efetiva será de 4,72%.

Para o Presidente do Sistema Faeg e deputado federal Zé Mario, a regulamentação deste benefício adiciona mais competitividade ao setor produtivo rural e, com toda certeza, irá incentivar a geração de emprego e elevar a qualidade de vida nas regiões produtoras de Goiás.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem