Douglas Freitas e Fabiana Sommer
A 57ª Exposição Agropecuária de Rio Verde ocorre até o próximo dia 19 de julho, e traz aos visitantes uma grande variabilidade de shows, desfiles e rodeios. Além da diversão garantida, a Expo Rio Verde oferece atividades com foco no desenvolvimento do campo, onde produtores rurais, profissionais da área rural e estudantes têm espaço para discutir diversas temáticas do meio. Presente há 4 anos, a Jornada Tecnológica é destaque na exposição por dar espaço para discussões que permeiam, diária e rotineiramente, a vida no campo e os sistemas produtivos.
Das palestras já realizadas, todas gratuitas e certificadas, uma média de 200 pessoas marcaram presença. Na última terça-feira (14), o público pôde discutir as Mudanças no Manejo de Pragas na Cultura da Soja no Cenário com Tecnologia BT através de palestra ministrada pela engenheira agrônoma e doutora em entomologia agrícola, Jurema Rattes. As limitações da soja intacta e como o produtor deve fazer o monitoramento do solo e também do cultivo para não ter surpresas no final da safra estiveram entre as temas destaques do evento.
Para Jurema Rattes são importantes: a presença e o acompanhamento da situação das lavouras por parte dos produtores. “As funções climáticas ajudam muito na proliferação de determinadas pragas, como foi o caso da safra passada na região de Rio Verde. Então é importante que o produtor utilize produtos biológicos associados com outros grupos químicos. Mas o segredo de tudo isso é o monitoramento, é não deixar de visitar a lavoura uma vez por semana, para poder acompanhar a população da praga”, informou a palestrante.
Já o segundo dia da Jornada Tecnológica foi marcado por palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo, Marco Antônio dos Santos que trouxe informações referentes a Agrometeorologia para Safra 2015/2016. Realizado na quarta-feira (15), o encontro trouxe discussões sobre o clima e previsões para a safra 2015/2016, que se inicia a partir de outubro; sobre os problemas das safras passadas e o fenômeno El Niño. Marco apresentou e ainda mostrou para os produtores como vai ser a previsão para a safra, e quais serão os desafios e preocupações para a safra de soja e para a segunda safra.
Um dos produtores rurais pioneiros da cidade de Rio Verde, Darly José, participa da 4º Jornada Tecnológica e para ele é de extrema importância para que o produtor se mantenha informado sobre tudo que envolve questões da safra. “Ano de El Niño é muito bom para o centro-oeste. Felizmente, ‘estamos no céu’ em questão de agricultura, e quando há esses tipos de fenômenos é ruim para o sul, para o nordeste, e no centro-oeste é estável”, completa Darly.
Para amanhã (17), marcando o último dia da Jornada Tecnológica, os produtores rurais, profissionais e estudantes poderão discutir a área de bovinos com a palestra Manejo de Bovinos com a Utilização da Técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF, ministrada pelo médico veterinário, Gelber Mariano Dias. O evento terá início às 9h30, no Centro de Treinamentos do Parque de Exposições Garibaldi da Silveira Leão.