AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Jornada Tecnológica é destaque durante Expo Rio Verde

Com palestras multitemáticas produtores e profissionais dicutem temas com foco no desenvolvimento do campo. Foto Fabiana SommerDouglas Freitas e Fabiana Sommer

A 57ª Exposição Agropecuária de Rio Verde ocorre até o próximo dia 19 de julho, e traz aos visitantes uma grande variabilidade de shows, desfiles e rodeios. Além da diversão garantida, a Expo Rio Verde oferece atividades com foco no desenvolvimento do campo, onde produtores rurais, profissionais da área rural e estudantes têm espaço para discutir diversas temáticas do meio. Presente há 4 anos, a Jornada Tecnológica é destaque na exposição por dar espaço para discussões que permeiam, diária e rotineiramente, a vida no campo e os sistemas produtivos.

Das palestras já realizadas, todas gratuitas e certificadas, uma média de 200 pessoas marcaram presença. Na última terça-feira (14), o público pôde discutir as Mudanças no Manejo de Pragas na Cultura da Soja no Cenário com Tecnologia BT através de palestra ministrada pela engenheira agrônoma e doutora em entomologia agrícola, Jurema Rattes. As limitações da soja intacta e como o produtor deve fazer o monitoramento do solo e também do cultivo para não ter surpresas no final da safra estiveram entre as temas destaques do evento.

Para Jurema Rattes são importantes: a presença e o acompanhamento da situação das lavouras por parte dos produtores. “As funções climáticas ajudam muito na proliferação de determinadas pragas, como foi o caso da safra passada na região de Rio Verde. Então é importante que o produtor utilize produtos biológicos associados com outros grupos químicos. Mas o segredo de tudo isso é o monitoramento, é não deixar de visitar a lavoura uma vez por semana, para poder acompanhar a população da praga”, informou a palestrante.

Produtores profissionais e estudantes puderam discutir clima e previsões durante palestra sobre Agrometeorologia para Safra 15 16. Foto Fabiana SommerJá o segundo dia da Jornada Tecnológica foi marcado por palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo, Marco Antônio dos Santos que trouxe informações referentes a Agrometeorologia para Safra 2015/2016. Realizado na quarta-feira (15), o encontro trouxe discussões sobre o clima e previsões para a safra 2015/2016, que se inicia a partir de outubro; sobre os problemas das safras passadas e o fenômeno El Niño. Marco apresentou e ainda mostrou para os produtores como vai ser a previsão para a safra, e quais serão os desafios e preocupações para a safra de soja e para a segunda safra.

Um dos produtores rurais pioneiros da cidade de Rio Verde, Darly José, participa da 4º Jornada Tecnológica e para ele é de extrema importância para que o produtor se mantenha informado sobre tudo que envolve questões da safra. “Ano de El Niño é muito bom para o centro-oeste. Felizmente, ‘estamos no céu’ em questão de agricultura, e quando há esses tipos de fenômenos é ruim para o sul, para o nordeste, e no centro-oeste é estável”, completa Darly.

Para amanhã (17), marcando o último dia da Jornada Tecnológica, os produtores rurais, profissionais e estudantes poderão discutir a área de bovinos com a palestra Manejo de Bovinos com a Utilização da Técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF, ministrada pelo médico veterinário, Gelber Mariano Dias. O evento terá início às 9h30, no Centro de Treinamentos do Parque de Exposições Garibaldi da Silveira Leão.

Áreas de atuação

Veja também

Agrodefesa

Notícias

Agrodefesa muda procedimentos para lançamentos de atestados de vacinação contra brucelose em Goiás

CNA

Notícia

CNA e CEPEA divulgam boletim sobre mercado de trabalho do agronegócios brasileiro.

Alta

Alta da oferta mundial requer cautela redobrada nas negociações com a soja

Imagem