Laboratório inicia trabalhos contra ferrugem asiática

Imagem

dscn81101Fabiana Sommer, de Rio Verde

O Sindicato Rural (SR) de Rio Verde reabrirá na terça-feira (29), o laboratório de fitopatologia, localizado no Parque de Exposições do município. Em parceria com a Universidade de Rio Verde (UniRV) e o Instituto Federal Goiano (IFG), o espaço oferecerá trabalhos de monitoramento da ferrugem asiática. O local é destinado a fitopatologistas, agrônomos e estagiários de Agronomia. Os serviços de monitoramento e diagnóstico da doença serão gratuitos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h e nos sábados das 8h às 11h.

Equipado com microscópios de última geração, o serviço é oferecido aos produtores rurais de Rio Verde e região, independentemente de ser associado ou não do SR. De acordo com o professor fitopatologista Hércules Campos, a variação climática, vinculada a susceptibilidade das variedades de soja, contribuem de forma significativa para a proliferação da fitopatologia. “O produtor deve ter em mente que a forma mais eficaz é o monitoramento das lavouras. Ele precisa estar em constante vigília e utilizar o laboratório do sindicato, mais uma ferramenta para auxiliar o produtor”, comenta.

Dados

Campos explica que na safra passada o primeiro foco da doença foi detectado, em lavoura comercial, pelo laboratório, em 5 de janeiro deste ano. Segundo ele, a doença foi constatada poucos dias após a aplicação de fungicida, colocando os produtores ainda mais em alerta. “Sempre orientamos que após detectar o primeiro caso de ferrugem asiática, o produtor encurte o intervalo de aplicações”, reforça Campos.

Para o coordenador do laboratório e engenheiro agrônomo, Antônio Carlos Bernardes, o laboratório já é conceituado e tem se tornado referência para outros sindicatos. "Nosso serviço tem despertado o interesse de outros sindicatos pelo estado. Neste ano, o SR de Jataí inaugurou um e o de Luziânia está em estudo. Esse é um sinal de que a preocupação com a ferrugem asiática deve ser sempre ampliada”, sinaliza.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem