AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Lançada etapa Hidrográfica Rio Meia Ponte em Goiânia

Evento reuniu produtores rurais, parceiros e população do entorno da bacia hidrográfica

Para presidente da Faeg, José Mário Schreiner, é um privilégio ampliar proposta de incentivar a proteção das principais nascentes que abastecem esta bacia

Nesta segunda-feira (5), data em que se comemora o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) lançaram, no auditório da Federação, a etapa Hidrográfica do Rio Meio Ponte, dentro de um importante programa, o ‘Proteção de Nascentes’. A partir de agora, os produtores rurais de todo Estado poderão ter mais acesso à informação sobre a proteção de nascentes em Goiás. O projeto é desenvolvido em parceria com Instituto Mauro Borges, Comando de Policiamento Ambiental, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO). O evento reuniu produtores rurais e população do entorno da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, representantes de entidades parceiras, de secretarias municipais da área ambiental e instituições e órgãos ligados à área ambiental.

Atualmente, a Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte abrange 38 municípios e tem mais de 500 quilômetros de extensão. Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, é um privilégio poder ampliar a proposta de incentivar a proteção das principais nascentes que abastecem esta bacia. “Nossa ideia é propor intervenções para aquelas que se encontram em estado de degradação. Segundo ele, as parcerias são fundamentais para a realização deste trabalho. “O produtor terá ainda mais acesso à informação, sendo orientado como proteger as nascentes do Estado”, comentou Schreiner.

Proposta
Coordenadora técnica do Senar Goiás, Sílvia Romano, responsável pelo programa, ‘Proteção de Nascentes’De acordo com a coordenadora técnica do Senar Goiás, Sílvia Romano, responsável pelo programa, o ‘Proteção de Nascentes’ teve início em 2015, no Senar Brasil, num formato diferente, baseado em cinco passos. Ela conta que no início, o programa tinha o seguinte slogan: ‘Proteja uma nação em um dia’. “A princípio a ideia era cercar, limpar a área, fazer o plantio de mudas, controle de erosão, identificando esta nascente”, detalhou. Diante do sucesso deste programa, ela relatou que o Sistema Faeg e Senar Goiás viu a necessidade de ter um conteúdo mais específico para oferecer ao produtor rural, a fim de capacitá-lo de forma correta. “Temos agora um treinamento de 16 horas, com o número máximo de 16 participantes e duração de dois dias”, explicou.
Segundo a coordenadora, o conteúdo é bem específico, com abordagem sobre o ciclo hidrológico, conceitos de bacia hidrográfica, topografia, solo, métodos de controle de erosão, métodos de conservação de solo, entre outros. “A intenção é difundir este treinamento, iniciando com a Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, que é bastante importante para o Estado de Goiás. Este é um projeto piloto, porém pretendemos estender este programa para todas as bacias do nosso estado”, disse a coordenadora. De acordo com ela, para participar do treinamento, é necessário procurar o Sindicato Rural do município que a pessoa tiver interesse.

Subcomandante do Comando Ambiental da PMGO, tenente coronel Castro, o envolvimento de todos os órgãos é de suma importânciaPara o subcomandante do Comando Ambiental da Polícia Militar do Estado de Goiás, tenente coronel Castro, o envolvimento de todos os órgãos neste projeto é de suma importância. “Reunimos aqui instituições organizadas, com a proposta de levar conhecimento ao produtor rural”, pontuou. Para ele, a maioria das infrações do meio ambiente está ligada à falta de conhecimento, por isso, o envolvimento das pessoas neste programa intensifica bons resultados. “Nós já atuamos dentro de todo estado de Goiás, portanto, iremos fazer todo trabalho de identificação das nascentes do Meia Ponte. Iremos convidar as pessoas a participar do programa e iremos também monitorar este trabalho, saber como será o processo futuro”, comentou.

Ações e parcerias
Durante o evento, o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, falou sobre a importância de recuperar esses mananciais, demonstrando interesse em também ser parceiro do programa. “É preciso reverter a situação do Rio Meia Ponte e fazer dele um exemplo. E a Saneago vai estar presente nisso de forma efetiva”, declarou. Na ocasião, ele sinalizou que a instituição já desenvolve ações nesse sentido. O evento contou ainda com a palestra ‘Conservação de água e solo no âmbito da gestão de recursos hídricos’, ministrada pelo palestrante Devanir Garcia dos Santos, coordenador de implementação de Projetos Indutores da Agência Nacional de Águas (ANA).

Texto: Juliana Barros/ Fotos: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícias

Senar Goiás oferece curso sobre fertilidade do solo e adubação

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Imagem