Mapa alerta sobre perigo de recebimento de pacotes de sementes não solicitadas.

Imagem

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa está alertando aos cidadãos brasileiros, principalmente proprietários rurais, para que tenham cuidado e não abram pacotes e encomendas que chegarem às suas residências sem conhecimento. A orientação é para que, caso não tenha feito compra on-line ou não reconheça o remetente, leve o pacote à unidade do Mapa no seu estado. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa apoia o Mapa na divulgação do problema.


O risco dessas operações é a possibilidade da entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no País, por meio da importação de vegetais não autorizados. Para evitar o risco fitossanitário e prejuízos econômicos, o Mapa atua no controle do e-commerce internacional com equipe dedicada para fiscalizar e impedir a entrada de material sem importação autorizada no Brasil. Mas a própria sociedade pode colaborar, evitando abrir pacotes sem origem definida e levar o material até a unidade do Mapa. Em Goiânia, a Superintendência Federal de Agricultura – SFA-Goiás, fica na Rua 82 n° 100, Praça Cívica, no Centro da capital.


Em Goiás, a Agrodefesa é o órgão do Governo Estadual responsável por desenvolver um amplo programa fitossanitário, com abrangência sobre todas as principais culturas comerciais de grãos e frutíferas, com o objetivo de prevenir e evitar a introdução e a disseminação de doenças e pragas nos pomares. Tanto que fiscaliza toda a movimentação de produtos vegetais no Estado, por meio do controle das Autorizações e Permissões de Trânsito Vegetal – ATVs e PTVs. Também exerce rigorosa fiscalização sobre a venda ambulante de mudas, de modo a detectar e conter pragas e doenças. Todas essas atividades estão alinhadas aos cuidados que o Mapa tem quando alerta os produtores rurais e as pessoas em geral para não receberem encomendas de mudas e sementes de origem desconhecida.


Fonte: Mapa

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem