O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa está alertando aos cidadãos brasileiros, principalmente proprietários rurais, para que tenham cuidado e não abram pacotes e encomendas que chegarem às suas residências sem conhecimento. A orientação é para que, caso não tenha feito compra on-line ou não reconheça o remetente, leve o pacote à unidade do Mapa no seu estado. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa apoia o Mapa na divulgação do problema.
O risco dessas operações é a possibilidade da entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no País, por meio da importação de vegetais não autorizados. Para evitar o risco fitossanitário e prejuízos econômicos, o Mapa atua no controle do e-commerce internacional com equipe dedicada para fiscalizar e impedir a entrada de material sem importação autorizada no Brasil. Mas a própria sociedade pode colaborar, evitando abrir pacotes sem origem definida e levar o material até a unidade do Mapa. Em Goiânia, a Superintendência Federal de Agricultura – SFA-Goiás, fica na Rua 82 n° 100, Praça Cívica, no Centro da capital.
Em Goiás, a Agrodefesa é o órgão do Governo Estadual responsável por desenvolver um amplo programa fitossanitário, com abrangência sobre todas as principais culturas comerciais de grãos e frutíferas, com o objetivo de prevenir e evitar a introdução e a disseminação de doenças e pragas nos pomares. Tanto que fiscaliza toda a movimentação de produtos vegetais no Estado, por meio do controle das Autorizações e Permissões de Trânsito Vegetal – ATVs e PTVs. Também exerce rigorosa fiscalização sobre a venda ambulante de mudas, de modo a detectar e conter pragas e doenças. Todas essas atividades estão alinhadas aos cuidados que o Mapa tem quando alerta os produtores rurais e as pessoas em geral para não receberem encomendas de mudas e sementes de origem desconhecida.
Fonte: Mapa