
Retorno gradual das chuvas ajuda a acelerar o avanço da semeadura, que já se aproxima da média histórica, aponta analista do IFAG
A melhora das condições climáticas nos últimos dias tem contribuído para reduzir o atraso do plantio da soja em Goiás. Segundo o analista de mercado do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), Vilmar Euripedes, o cenário começa a se aproximar da normalidade após um início de primavera marcado por forte irregularidade das chuvas.
“A irregularidade no clima fez com que o plantio atrasasse. Estamos enfrentando muita instabilidade em Goiás, o que já traz impactos negativos, afetando o potencial produtivo da soja e influenciando a janela para a segunda safra”, afirma.
Com o retorno mais consistente das chuvas, especialmente no final de novembro, o estado registra hoje 85% a 90% de área plantada. A região Sudoeste já concluiu os trabalhos, enquanto outras partes do estado variam entre 70% e 80% de avanço. “O Norte segue sendo o mais prejudicado, devido ao maior volume de instabilidade nas chuvas e ao início mais tardio”, explica Vilmar.
Mesmo assim, o analista destaca que o ritmo de plantio melhorou de forma significativa. “O atraso, que já foi mais acentuado, agora se reduziu para cerca de uma semana em relação à safra anterior e praticamente voltou à média. As previsões indicam retorno das chuvas agora em dezembro, o que deve ajudar bastante nessa reta final”, observa.
Apesar do avanço, os impactos do início irregular não passaram despercebidos. “Os principais prejuízos já estão sendo sentidos: aumento do número de replantios, o que encarece a produção; estresse das plantas, que compromete a produtividade; e uma janela mais apertada para o planejamento da segunda safra”, alerta Vilmar Euripedes.
A expectativa, no entanto, é de que a regularização do regime de chuvas contribua para amenizar parte das perdas e garantir melhor desenvolvimento das lavouras ao longo do ciclo.
Imagem: divulgação
Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag
Notícias
03/12/2025
Notícias
02/12/2025
Notícias
01/12/2025