Mesmo com queda na agropecuária, PIB Goiano cresce 4,4% no segundo trimestre de 2021

Imagem

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Mauro Borges (IMB), o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás para o segundo trimestre do ano de 2021, apresentou crescimento de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Tamanho crescimento tem como causa o bom desempenho do setor de serviços e o industrial, que avançou 8% e 0,7%, respectivamente.

No mesmo período, a agropecuária de Goiás consolidou uma redução de 2,1%, que se justifica em maior parte, pela quebra de safra na produção do milho (-21,1%) e pela redução de área plantada da cana-de-açúcar, que implicou diretamente na perda de produtividade.

Ainda que o setor tenha registrado variação negativa (2º TRI/2021 -2,1%), esta foi menor que o primeiro trimestre do ano (1º TRI/2021 -5%) - cujo principal fundamento tenha sido devido à ausência de chuvas, motivado principalmente pelo crescimento da produção de arroz, feijão e mandioca, além de produtos da pecuária, conforme indica o IMB. A pecuária foi o grande destaque com um incremento, segundo trimestre de 2021, no abate de bovinos (11,6%), suínos (17,6%) e aves (29,5%), comparados com o mesmo trimestre de 2020.

Fonte: Ifag

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Imagem