Faeg e Senar Goiás protegem nascente do Córrego Botafogo

Imagem

Nascentes Larissa Melo 53Michelle Rabelo

Indo no sentido contrário das afirmações que ligam o Córrego Botafogo somente à poluição, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) destacaram a possibilidade de preservar o meio ambiente por meio das águas do ribeirão. Nesta terça-feira (22) o Jardim Botânico, por onde passa o Botafogo, recebeu o Programa Nacional Proteção de Nascentes e quem estava presente pode ver de perto a preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e com a preservação dos mananciais.

Dando as boas vindas aos presentes, o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, explicou o nascimento do Programa Proteção de Nascentes. “A iniciativa faz parte das ações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Administração Central do Senar, que em março do ano passado fizeram o lançamento nacional com o objetivo de proteger e recuperar nascentes em todo o Brasil. Nós abraçamos com tanta força a proposta, que trouxemos a iniciativa para o âmbito estadual”, pontuou. “Nos premiaremos o Sindicato Rural que mais proteger nascentes e que apresentar a melhor iniciativa ou projeto de proteção”, completou.

Nesse novo modelo, os mananciais deverão ser encontrados até junho e os participantes deverão aplicar os cinco passos do programa: identificar, cercar, limpar a área, controlar erosões e plantar mata ciliar nativa. “Vale lembrar que em 2015, Goiás foi o estado que mais preservou mananciais através da iniciativa, somando, ao todo, o número de 665”, disse Schreiner. “Esse é um momento muito especial. É o Dia Mundial da Água. Cuidar desse recurso tão valioso é nossa prioridade. E envolver toda a comunidade nesse trabalho é uma vontade muito grande que eu carrego comigo”, completou.

Nascentes Larissa Melo 04Futuro preservado
Na ocasião, Schreiner aproveitou para falar que em 2016 Faeg e Senar Goiás definiram o cuidado com a água como tema de dois de seus programas. Além da continuidade do programa Proteção de Nascentes, que visa preservar mananciais em todo o estado, o Agrinho, que incentiva a prática pedagógica e a construção de conhecimento, terá como tema: “Água: preservação e uso no campo e na cidade”.

Com os olhos atentos a cada palavra de Schreiner, a estudante Ester Karen Dias, elogiou a iniciativa e foi enfática ao falar sobre a importância da água. “Se não tivéssemos a água não seríamos nada. É por isso que eu cuido muito bem dela. Não jogo lixo nos córregos e se eu vejo alguém jogando eu explico que não pode”, pontuou, ao lado de cerca de outras 40 crianças da Escola Municipal Benedita Luiza Silva de Miranda.

Parceria de sucesso
Toda a área do parque está sob responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a intenção é que Faeg e Senar contribuam com o trabalho que já vem sendo realizado. “Nós vamos identificar a nascente, cadastrá-la e monitorá-la juntamente com a AMMA. Assim, se houver necessidade de cercar o local e plantar outras mudas nativas o processo será feito rapidamente”, explicou Schreiner, ao lado do secretário municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Pedro Wilson.

Nascentes Larissa Melo 02Segundo o presidente da AMMA, Nelciovone Soares de Melo, todo tipo de iniciativa que visa preservar o meio ambiente é de um valor incalculável. “Nós sabemos que o homem vem causando um estrago muito grande nos nossos recursos florestais e hídricos, mas também é preciso saber que ainda há tempo para recuperar o que foi danificado. Iniciativas como essa criam consciência da importância da preservação”.

Ainda juntamente com a AMMA, Faeg e Senar Goiás capacitaram Educadores Ambientais, que participaram do Programa Agricultura Urbana e ganharam conhecimentos sobre como cultivar uma horta. A intenção foi criar multiplicadores em todas as escolas de Goiânia e, também, em outros municípios do estado de Goiás. Para isso, a iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Outros parceiros bastante destacados foram a Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) e a Rodonaves – Transportes, responsável pela adoção da nascente do Córrego Botafogo.

Áreas de atuação

Veja também

Programa

Notícia

Programa do Senar Goiás proporciona bons resultados na produção de grãos

1º

Notícia

1º Fórum Cenários da Safra 2025/26 acontece gratuitamente e online nesta terça-feira, 09/09

Ifag

Notícias

Ifag lança canteiros de obras nas GOs 178 e 180

Imagem