Novo levantamento aponta aumento na produção agrícola

Imagem

Lavoura de soja6Foram divulgados na manhã desta quinta-feira (8), os novos levantamentos da safra de grãos brasileira, realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os levantamentos apontam uma alta de 1,5% em relação à safra passada, chegando aos 191 milhões de toneladas de grãos produzidas no país.

Apesar de sofrer com uma série de problemas climáticos e fitossanitários, o aumento da área plantada no país foi responsável por este incremento na produção. O aumento foi de 5,1% em relação a 2013, alcançando aos 56 milhões de hectares plantados. A diminuição de produtividade foi observada nas principais culturas plantadas no país, como a soja e o milho, com quedas de 1,2 e 4,8%, respectivamente.

O resultado é um novo recorde na produção nacional, mas poderia ter sido bem superior, não fossem os sérios problemas com secas nas principais regiões produtoras. As pragas e doenças também deixaram sua marca negativa na produção deste ano. Entre os destaques podemos citar a ferrugem asiática e o complexo de lagartas, que na falta de métodos mais eficientes de controle, trouxeram quedas na produtividade das lavouras e um incremento nos custos de produção.

Goiás não acompanhou o resultado nacional e teve uma redução em sua produção total nesta safra. Este ano, os números apontam para uma queda de 2,0% na produção estadual de grãos, com uma previsão de 17,3 milhões de toneladas produzidas. Esse resultado negativo é resultado de dois períodos fortes de estiagem durante a safra de verão goiana.

Áreas de atuação

Veja também

III

Notícias

III Corrida Senar é pódio de superação em solidariedade

III

Notícia

III Corrida Senar 2026 reúne mais de 1.400 participantes neste domingo

Expedição

Notícias

Expedição Safra Goiás aponta queda na produtividade da soja, custos altos de produção e redução de lucro

Imagem