Mercado, manejo racional de bovinos, bem-estar animal, novas tecnologias e os desafios da agropecuária foram alguns dos assuntos discutidos pelas representantes do Núcleo Feminino da Pecuária de Corte durante encontro realizado na última segunda-feira (13), no auditório da sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). A reunião teve a presença do médico veterinário, Renato dos Santos, responsável pelo setor de manejo e bem-estar da Beckhauser. Ele traçou cenários para uma pecuária mais lucrativa para as 50 integrantes da comissão que participaram do encontro.
Segundo Renato, o pecuarista precisa acompanhar as tecnologias e ter conhecimento de mercado para oferecer um produto de qualidade. “O consumidor de carne vermelha é exigente e está disposto a pagar bem pelo produto, desde que o mesmo tenha qualidade. É preciso agregar valor ao produto oferecido”, ressaltou.
O veterinário frisou ainda que o manejo e a contenção correta dos animais são fundamentais para o sucesso reprodutivo e qualidade do produto final. De acordo com ele, a forma responsável de lidar com o gado gera resultados positivos na produtividade. “Nessa relação de respeito com o animal todos ganham. É extremamente importante conscientizar os funcionários que lidam com o gado sobre o manejo racional de bovinos, que é sinônimo de lucro e carne saudável para o consumidor. O produtor aos poucos muda sua postura passando a corrigir erros frequentes nas propriedades”, concluiu.
Encontro
Esta foi a quarta reunião do Núcleo Feminino da Pecuária de Corte da Faeg. Os encontros têm como objetivo promover informações técnicas essenciais às criadoras que buscam atuar com comprometimento e responsabilidade na atividade de corte. O espaço para discussões e debates também pretende contribuir para a melhoria na gestão da propriedade, observando ainda a extrema importância da qualificação profissional.
Texto: Francis Telles / Foto: Larissa Melo
TextF
Text