Palestra sobre mídias sociais marca segundo dia do Encontro de Instrutores, em Caldas Novas

Imagem

encontrotecnico 11Texto: Michelle Rabelo
Foto: Larissa Melo

"Hoje o conhecimento está nas nossas mãos, disponível, ao alcance de qualquer um. É preciso saber usar esse conhecimento de maneira estratégica", disse a jornalista Cristiana Lobo aos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) Goiás. A comentarista falou sobre o poder das mídias sociais na troca de informações e na busca por mais conhecimento. Na plateia, cerca de 200 pessoas, que estão em Caldas Novas desde segunda-feira (9) participando do Encontro de Instrutores 2015, ouviam atentos sobre as tendências da comunicação digital.

Antes do início da palestra, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg) e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, fez questão de falar sobre o papel dos instrutores. "Quando eu olho para cada um de vocês me lembro do quanto já fizemos, mas também do quanto ainda temos para fazer. A instrutoria muda vidas, dá esperança a quem vive no campo e quer viver dele. Essa oportunidade que estamos tendo, de discutir melhorias na transferência do conhecimento e na capacitação é valiosa demais", disse. Ele apresentou Cristiana aos instrutores e ratificou a admiração pelo trabalho da jornalista.

A comentarista começou falando sobre a necessidade de melhorar a imagem do produtor rural diante da sociedade e destacou como as mídias sociais podem contribuir para essa tarefa. "A importância do produtor é inquestionável. Produzir alimento para o homem é quase um trabalho social. O produtor precisa ter orgulho deste papel e comunicar isso, da maneira correta, para todo o resto da população", pontuou.

Goiana e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cristiana bateu fortemente na questão da divulgação do amor pelo o que se faz. "Quem tem sua rede social pode compartilhar lá informações que mostrem a importância do papel do produtor. Essa comunicação precisa ser ampliada, melhora, aprimorada e se preciso simplificada. Mas antes disso, precisamos acreditar no que se faz. O marketing pessoal é muito melhor quando é real", disse.

Ela também fez questão de chamar atenção para os perigos de usar as redes sociais misturando o pessoal e o profissional. "Você pode usar a rede social sabendo que aquele conteúdo passa a ser de domínio público. Vivemos em um enorme Big Brother, em um mundo globalizado. O que eu estou falando aqui está, neste momento, sendo propagado por todo o mundo".

encontrotecnico 08Falando para outros públicos
Perguntada sobre as formas de atingir outros públicos, que não os alunos e os outros instrutores, Cristiana explicou que é preciso se comunicar com pessoas fora do círculo profissional. "Hoje temos ferramentas que segmentam o público e outras que são abertas. Mas neste caso estamos falando de uma linguagem distinta e de um objetivo maior. Quando se quer falar para o aluno usa-se sua rede, mas quando se quer melhorar a imagem é preciso extrapolar esse grupo", comentou.

Para Cristiana, iniciativas como o Encontro dos Instrutores são necessárias para todas as profissões. "Temos que trocar experiências constantemente. É preciso se reciclar, renovar os conhecimentos, conversar com outros grupos”, avaliou.

Áreas de atuação

Veja também

Aumento

Análise

Aumento da taxa de juros do FCO encarece credito para produtor rural

Fruticultura

Notícias

Fruticultura da manga: Senar Goiás lança curso para estimular cultivo no estado

Palestra

Notícias

Palestra “Do Bezerro ao Boi Gordo” destaca integração tecnológica no ciclo pecuário

Imagem