AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Porangatu recebe atendimentos de saúde e cidadania

Imagem

IMG 2898Nayara Pereira

Com o objetivo de levar ações de saúde e cidadania aos quatro cantos do estado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), realizaram na sexta-feira (29) e no sábado (30), duas edições especiais do Programa Faeg/Senar em Ação no município de Porangatu. A cidade abriu as edições do programa em 2016, sendo a primeira realizada na Comunidade Capelinha São Sebastião, e a segunda no Parque de Exposições do Sindicato Rural (SR) do município.

Presente no evento, o presidente da Federação, José Mário Schreiner, falou sobre a importância das parcerias e destacou aos presentes, o valor de levar ações de cidadania aos municípios goianos. “Desde que implantamos o programa, já passamos por várias regiões e, em todas, percebemos o quanto a população é carente e precisa de atenção. Por isso, através de nossas parcerias conseguimos levar a elas o que tanto precisam”, pontuou.IMG 2702

Schreiner que também preside o Conselho Administrativo do Senar Goiás, destacou a relevância em levar ações de cidadania, profissionalização e capacitação aos municípios goianos. “Ao longo do meu trabalho pude observar a carência da sociedade no quesito acesso à saúde, cidadania e a capacitação. No meio rural e principalmente nos municípios menores existe uma dificuldade gritante em relação a esses temas. É muito fácil cuidarmos de nós mesmos, mas isso não basta. Precisamos cuidar do outro e principalmente de quem mais precisa”, destacou José Mário.

Para o presidente do Sindicato Rural (SR) de Porangatu, Gustavo Dourado, o trabalho realizado pela Federação e pelo Senar Goiás em prol da responsabilidade social é de extrema importância. “Além de cuidar dos produtores rurais do estado, Faeg, Senar Goiás e Sindicato Rural, também olham por um todo, sem medir esforços”. Segundo o prefeito de Porangatu, Eronildo Valadares, a preocupação com a saúde da população deve estar em primeiro lugar. “As entidades devem olhar para quem mais precisa, seja com ações simples, mas que fazem total diferença”, acrescentou.

IMG 2691A doméstica, Elissandra da Rocha Dultra, 39 anos, aproveitou o evento para fazer vários exames nas áreas de oftalmologia, ginecologia e odontologia. “Não é sempre que temos médicos de muitas especialidades em um único dia e principalmente disponível para nos atender. Então estou aqui para aproveitar e também cuidar da saúde dos meus filhos”, destacou.

Ações

Durante o dia, as famílias receberam atendimentos relacionados à saúde, nas seguintes especialidades: clínica geral, ginecologia, cardiologia, psicologia, dermatologia, odontologia e oftalmologia. Outros serviços também compuseram a lista, como: assistência social, exames de PSA e preventivo – Papanicolau, teste de glicemia, aferição de pressão e cálculo de IMC, eletrocardiograma, orientações sobre tratamento da Síndrome Metabólica, além de palestras sobre saúde bucal para as crianças.IMG 3025

No que diz respeito à cidadania, a população contou com atendimentos na fotografia, cadastro de CPF, emissão de identidade, xerox, orientações jurídicas e orientações do programa Bolsa Família e Renda Cidadã. Na área da beleza, serviço de corte de cabelo com a equipe do Senac, além da recreação, com brinquedos e apresentações culturais. Durante o evento, foram entregues certificados de treinamentos do Senar Goiás, além de demonstrações dos cursos do Senar.

Áreas de atuação

Veja também

Cal

Você Sabia?

Cal pode usada como protetor solar de plantas

Faeg

Notícias

Faeg participa do workshop “Agro e o Mercado de Capitais”

Centro-Oeste

Notícia

Centro-Oeste em alta: recordes no abate de bovinos, produção de ovos e curtimento no 2º Trimestre de 2024.

Imagem