Nayara Pereira
Com o objetivo de levar ações de saúde e cidadania aos quatro cantos do estado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), realizaram na sexta-feira (29) e no sábado (30), duas edições especiais do Programa Faeg/Senar em Ação no município de Porangatu. A cidade abriu as edições do programa em 2016, sendo a primeira realizada na Comunidade Capelinha São Sebastião, e a segunda no Parque de Exposições do Sindicato Rural (SR) do município.
Presente no evento, o presidente da Federação, José Mário Schreiner, falou sobre a importância das parcerias e destacou aos presentes, o valor de levar ações de cidadania aos municípios goianos. “Desde que implantamos o programa, já passamos por várias regiões e, em todas, percebemos o quanto a população é carente e precisa de atenção. Por isso, através de nossas parcerias conseguimos levar a elas o que tanto precisam”, pontuou.
Schreiner que também preside o Conselho Administrativo do Senar Goiás, destacou a relevância em levar ações de cidadania, profissionalização e capacitação aos municípios goianos. “Ao longo do meu trabalho pude observar a carência da sociedade no quesito acesso à saúde, cidadania e a capacitação. No meio rural e principalmente nos municípios menores existe uma dificuldade gritante em relação a esses temas. É muito fácil cuidarmos de nós mesmos, mas isso não basta. Precisamos cuidar do outro e principalmente de quem mais precisa”, destacou José Mário.
Para o presidente do Sindicato Rural (SR) de Porangatu, Gustavo Dourado, o trabalho realizado pela Federação e pelo Senar Goiás em prol da responsabilidade social é de extrema importância. “Além de cuidar dos produtores rurais do estado, Faeg, Senar Goiás e Sindicato Rural, também olham por um todo, sem medir esforços”. Segundo o prefeito de Porangatu, Eronildo Valadares, a preocupação com a saúde da população deve estar em primeiro lugar. “As entidades devem olhar para quem mais precisa, seja com ações simples, mas que fazem total diferença”, acrescentou.
A doméstica, Elissandra da Rocha Dultra, 39 anos, aproveitou o evento para fazer vários exames nas áreas de oftalmologia, ginecologia e odontologia. “Não é sempre que temos médicos de muitas especialidades em um único dia e principalmente disponível para nos atender. Então estou aqui para aproveitar e também cuidar da saúde dos meus filhos”, destacou.
Ações
Durante o dia, as famílias receberam atendimentos relacionados à saúde, nas seguintes especialidades: clínica geral, ginecologia, cardiologia, psicologia, dermatologia, odontologia e oftalmologia. Outros serviços também compuseram a lista, como: assistência social, exames de PSA e preventivo – Papanicolau, teste de glicemia, aferição de pressão e cálculo de IMC, eletrocardiograma, orientações sobre tratamento da Síndrome Metabólica, além de palestras sobre saúde bucal para as crianças.
No que diz respeito à cidadania, a população contou com atendimentos na fotografia, cadastro de CPF, emissão de identidade, xerox, orientações jurídicas e orientações do programa Bolsa Família e Renda Cidadã. Na área da beleza, serviço de corte de cabelo com a equipe do Senac, além da recreação, com brinquedos e apresentações culturais. Durante o evento, foram entregues certificados de treinamentos do Senar Goiás, além de demonstrações dos cursos do Senar.