Faeg destaca mercado de trabalho durante evento da Uni-Anhanguera

Imagem

anhanguera larissamelo 22Michelle Rabelo
Sediando a XII Semana de Integração da Agronomia da Uni-Anhanguera, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) ficou lotada entre os dias 4 e 5 deste mês. O objetivo da ação, além de integrar alunos e temas importantes relacionados com o mercado de trabalho, foi comemorar os 10 anos do curso, que vem abastecendo o mercado com profissionais da área agronômica. Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, falar com jovens que sonham em viver, bem, do campo e no campo, é inspirador. “É gratificante trocar figurinhas com essa garotada, afinal, a gente nunca para de aprender”, destacou.

Para o estudante Daniel Braziel, 18 anos, a iniciativa é valiosa, já que “cada vez mais, o mercado de trabalho exige qualificação”. Ele cursa o 2º período do curso de Agronomia e explica que sonha em trabalhar com melhoramento genético. Para isso, conta que já está correndo atrás de cursos amis práticos.

anhanguera larissamelo 01

Schreiner, que também preside o Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), palestrou sobre o papel do profissional de agronomia e o desafio para alimentar o mundo. Além dele, nomes importantes da agropecuária também falaram com cerca de 500 alunos. O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edwar Madureira, o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo, e o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Wanderson Portugal, compuseram a lista.

anhanguera larissamelo 02

“Pude me enxergar em cada um desses meninos e meninas que estão investindo na capacitação em busca da melhoria de vida. Para isso, estão apostando na atividade que mais vem se destacando dentro do cenário

econômico nacional: a agropecuária. Só no Brasil possuímos 4 milhões de hectares a serem incorporados ao processo produtivo. Temos um potencial em mãos e um futuro promissor a nossa frente. Para se ter uma ideia, atualmente o país possuiu 851 milhões de hectares, sendo que 329,9 milhões estão ocupados por propriedades rurais e desses, 236 milhões são destinados a produção de alimentos, silvicultura e biocombustíveis. Somos ou não, um dos maiores produtores de alimento no mundo?”, pontuou, em tom de questionamento, o presidente da Faeg.

O estudante Artur de Moraes, 21 anos, elogiou a iniciativa e ratificou a importância de palestras como a de José Mário para que o futuro profissional possa ser desenhado com mais exatidão. Cursando o 8º período de Agronomia, ele conta que a preparação durante a graduação foi pesada, mas que as expectativas enchem o caminho de oportunidades.

Áreas de atuação

Veja também

ESG

Notícias

ESG avança nas empresas rurais goianas

Queijos

Notícias

Queijos suíços produzidos em Goiás alcançam mais mercado com assistência do Senar Goiás

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Imagem