Programa equoterapia em Anápolis: bons resultados no tratamento de autistas

Imagem

O Programa de Equoterapia do Senar Goiás em parceria com os Sindicatos Rurais do estado, foi destaque mais uma vez na mídia. Dessa vez o exemplo de sucesso do trabalho, veio da Cidade de Anápolis. Lá o tratamento é feito há cinco anos e hoje atende 45 crianças. Muitas com autismo, transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social.

São três cavalos, muito dóceis que participam da terapia. Eles passam por exames frequentes e tem uma dieta preparada para ficarem sempre nutridos. A saúde em dia diminui a possibilidade de stress, mantendo uma boa interação com os pacientes. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluído fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

“Nós tínhamos crianças que não falavam, hoje falam. Tínhamos crianças que não andavam, hoje andam. Conversando com as mães a gente vê a diferença, “ explica a diretora, Nerci Ribeiro.

As sessões duram 30 minutos e acontecem três vezes por semana. “ O cavalo ativa a atenção das crianças. Esse é um fator que ajuda tanto essas crianças com necessidades especiais. Se ele for bem tratado vai retribuir esse carinho que a gente dá”, conta o médico veterinário João Batista Moraes.

Para ter acesso a Equoterapia em parceria com o Senar Goiás em outras cidades do estado, basta entrar em contato com o Sindicato Rural da Região. Caso o município ainda não tenha o tratamento poderá ter informações no link: http://sistemafaeg.com.br/senar/programas-e-servicos/equoterapia.

Veja mais na reportagem.


Comunicação Sistema FAEG/ SENAR


Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem