Projeto Café com CBN debate o mercado de leite na Faeg

Imagem

Francis Teles

Presidente José Mário Schreirer, em entrevista Café com CBN. Foto: Fredox Carvalho

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) sediaram nesta quinta-feira (10) uma edição do projeto Café com CBN. O tema em debate foi o mercado de leite, com abordagens sobre problemas enfrentados pelo setor, legislações, relação indústria e produtor rural, tributação, mercado, entre outros. A iniciativa foi da Revista Elementar e CBN Goiânia. Diversos convidados ligados à cadeia produtiva do leite participaram do programa - que também foi transmitido pelo facebook da emissora.

O presidente da Faeg, José Mário Schreirer, foi um dos participantes do debate. Ele ressaltou a importância de discussões como essa, que trazem a população para mais perto dos produtores e trabalhadores do mercado leiteiro, e enfatizou os desafios atuais do setor. “Algumas medidas do governo têm desestimulado o produtor, como a Instrução Normativa que permite a importação de leite em pó reidratado. Mas já estamos em busca de mudanças para melhorar a cadeia do leite em Goiás”, disse.Para o superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo da Costa, uma das formas de romper com essas barreiras é buscar, constantemente, a qualificação para aumentar a produção com qualidade. Ele citou o exemplo do programa Goiás Mais Leite, que tem por objetivo oferecer profissionalização para que o produtor cresça no mercado e amplie suas oportunidades. posada

A relação entre produtores e indústrias foi discutida no programa. O presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite), Joaquim Guilherme, explicou que é preciso ter o diálogo aberto entre os dois elos – produtor e indústria -, pois só assim vão conseguir reduzir custos para manter uma produção constante. “A indústria está ciente de que não vive sem o produtor e o produtor também deve ter esse pensamento”, afirmou. Outra questão levantada durante o programa foi a sucessão familiar. “Esperamos que os novos produtores sejam aliados das novas tecnologias. Com a modernização e mudança de postura nas propriedades podemos melhorar em muito a produção”, enfatizou o presidente do Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás, Alfredo Luiz Correia.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem