Queda de 30% nos preços do café reduz ritmo de venda do produto

Imagem

Brasília (18/10) – É lento o ritmo de comercialização do café brasileiro nos mercados físico e futuro, reflexo da queda de 30% dos preços da saca do produto em 2013, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Até setembro deste ano, 37% da safra de café tipo arábica tinha sido comercializada, percentual bem inferior ao registrado na média do período, de 47%.

Considerando as duas variedades de café – arábica e conillon -, os produtores tinham comprometido 42% da produção até 30 de setembro, volume ligeiramente inferior aos 43% negociados em igual período de 2012. Estimativas da iniciativa privada mostram que o fluxo de comércio ficou abaixo da média dos últimos cinco anos, de 2008 a 2012, quando as vendas giravam em torno de 49% do total produzido.

Para o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Breno Mesquita, a margem líquida negativa tem desestimulado as vendas do produto, já que o valor oferecido pelo produto é inferior ao custo de produção. No dia 15 de outubro, a saca de 60 quilos do café arábica tipo 6, bebida dura para melhor, foi cotado a R$ 257,54, enquanto o custo de produção na maioria das regiões produtoras supera R$ 350.

Ele alertou para a grave crise enfrentada pela cafeicultura. A queda de preços compromete a renda. De acordo com dados coletados pelos pesquisadores do Projeto Campo Futuro, parceria da CNA com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), apenas algumas regiões onde é possível mecanizar as operações de campo obtêm Margem Líquida – resultado do preço médio de venda, subtraindo o Custo Operacional Efetivo (COE) – positiva.

Luís Eduardo Magalhães (BA), Monte Carmelo (MG) e Franca (SP) estão entre essas regiões. Com margem líquida negativa, os produtores das demais regiões demonstram certa resistência para comercializar o produto diante dos preços baixos.

Áreas de atuação

Veja também

Agro

Notícias

Agro contribui para conter aumento da inflação em junho

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Imagem