Dentre as diversas atividades que estão acontecendo na Tecnoshow, as reuniões e palestras atendem paralelamente os visitantes da maior vitrine de tecnologia. A tarde de terça-feira (12) foi movimentada no auditório stand Senar Sebrae com a Reunião da Comissão de Pecuária de Corte da Faeg, que contou com a participação de instituições voltadas ao setor como a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Maurício Velloso é presidente da Comissão e iniciou o debate explicando como é a atuação da Faeg que realiza a ponte entre os pecuaristas, fornecedores e diversos elos da cadeia até à direção da Federação, que tem como objetivo levar aos órgãos governamentais todas as demandas do setor produtivo.
Durante abordagem da apresentação de políticas públicas ao setor agropecuário, o secretário de agricultura, Antônio Carlos Lima Neto ressaltou que a Secretaria encontra-se à disposição para atender as demandas, assim como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado está aberto a ouvir o que os produtores goianos necessitam. “Seja agroindustrial ou de base receberemos as pautas do setor produtivo. O Agro é de todos. É importante reforçar a criação do Conselho Consultivo do Agro com as principais entidades do setor em Goiás, e precisamos do apoio de cada produtor para que o agronegócio goiano seja cada vez mais reconhecido, mais produtivo e voltado aos resultados,” frisou.
A analista técnica do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Christiane Rossi esteve presente na reunião e considerou a presença do secretário bastante positiva. “O secretário está valorizando o agro e apostou na união dos produtores com a criação do Conselho visando melhorias nos setores. Este encontro veio para trazer demandas e pautas a serem desenvolvidas com ações. Todo o contexto foi para chamar a atenção do produtor em relação às doenças preocupantes chamando a Agrodefesa para fazer a avaliação,” pontuou. Outra presença foi a de Flávio Dutra que falou sobre a importância de antecipar o abate bovino na redução do tempo de engorda visando o lucro, numa carne de qualidade e melhorias das pastagens.
Representando a Agrodefesa, o gerente de sanidade animal, Antônio do Amaral Leal identificou os trabalhos e ações para a promoção da sanidade animal e vegetal no estado retratando as ações da Agência nas 12 regionais e nos municípios. “Em 2018, foram vacinados 22.682.185 animais contra a febre aftosa. A cada dois anos a Agrodefesa faz a verificação e prova que somos livres da doença,” disse.
Comunicação Sistema Faeg Senar
Fotos: Fredox Carvalho