Safra deve atingir produção de 223 a 227 milhões de toneladas

Imagem

soja fredox carvalhoA produção de grãos da safra 2017/2018 deve ficar entre 223,3 a 227,5 milhões de toneladas, segundo a estimativa de intenção de plantio do 2º Levantamento da safra, divulgado nesta quinta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O registro representa um recuo entre 6,2 e 4,4% em relação à safra passada, que foi de 238 milhões de toneladas.

Para a cultura da soja, maior cultivo nacional, a queda estimada na produção varia de 4,8 a 6,7%, com total produzido estimado entre 106,4 e 108,6 milhões de toneladas, ante 114 milhões de toneladas da última safra. A segunda maior perda bruta vem do milho verão (1ª safra), que com produtividade menor e área em decréscimo em função da competitividade com a soja, deverá ter uma produção de 15,0 a 19,7% menor do que na safra passada, variando de 24,4 a 25,8 milhões de toneladas.

No que diz respeito área, a safra brasileira poderá atingir neste ano um total de 62 milhões de hectares – crescimento de 1,9% em relação ao observado na safra passada. O destaque de crescimento é esperado para a cultura da soja, que deve variar de 2,1 a 4,2%, impulsionado principalmente pela maior liquidez e rentabilidade do mercado da oleaginosa em relação aos demais cultivos, como o milho.

Por outro lado, as expectativas apontam uma queda generalizada nas produtividades médias das principais culturas em relação à safra passada, quando se registrou um resultado considerado excepcional. Mesmo assim as projeções nesta safra estão dentro do padrão normal observado nos últimos anos. “Na média de todas as culturas analisadas, a queda esperada na produtividade é de 6,2% em relação à safra passada, ficando em torno de 3.666 quilos por hectare”, destaca o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Cristiano Palavro.

Entre as demais culturas de grande importância no cenário nacional, o algodão é o que apresenta o cenário mais favorável, com aumento esperado para a produção de algodão variando de 5,2 a 15,0%, embalado pelas expectativas de rentabilidade crescente para a cultura. Nas demais culturas principais, as atuais estimativas apontam queda na produção, com destaque para o feijão (-3,0 a -4,7%), arroz (-3,7 a 6,3%), amendoim (-0,6 a -2,6%), girassol (-5,5%) e sorgo (-3,0 a 3,4%).

Entre os estados, os únicos que apresentam expectativa de crescimento na produção total de grãos neste ano são Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Roraima, Acre, Rio de Janeiro e Maranhão. Porém estes estados, a exceção do Maranhão, pouco representam na safra brasileira de grãos, sendo responsáveis por apenas 1,2% da produção nacional total.

Texto: Ifag com informações da Conab

Assessoria de Comunicação Sistema Faeg Senar Goiás

Telefone: (62) 3096-2113

sistemafaeg.com.br

twitter.com/ SistemaFaeg

facebook.com/ SistemaFaeg

instagram.com/ SistemaFaeg

flickr.com/ sistemafaeg

Áreas de atuação

Veja também

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Inscrições

Notícias

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal de Queijo vão até 6 de maio

Campo

Campo Saúde de Santa Helena realiza cerca de três mil atendimentos

Imagem