AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Sebrae Goiás define diretoria para os próximos quatro anos

Imagem

Conselho Deliberativo Estadual (CDE) elege o presidente do CDE e os três diretores executivos para o período de 2019/2022

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 29/11/18, os membros do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) elegeram a diretoria executiva que comandará a instituição no período de 2019/2022.

Para a presidência do CDE foi eleito Ubiratan da Silva Lopes, atual presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg). O diretor-superintendente será Leonardo Guerra de Rezende Guedes. Wanderson Portugal Lemos permanecerá na Diretoria Técnica e Igor Montenegro Celestino Otto ocupará a diretoria de Administração e Finanças. A posse da nova diretoria será dia 2 de janeiro de 2019.




O Sebrae Goiás segue o direcionamento do Sistema Sebrae, onde a eleição para a diretoria e presidência do CDE ocorre a cada quatro anos. Têm direito a voto os conselheiros indicados pelas entidades Agência GoiásFomento (GoiasFomento), Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa (AGPE), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CAIXA), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (FAEG), Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (FACIEG), Federação da Indústria do Estado de Goiás (FIEG), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Goiás (FCDL/GO), Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/NA), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (SEGPLAN/GO) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Quem são os dirigentes

Ubiratan da Silva Lopes – Empresário anapolino, Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal de Goiás e Bacharel em Ciências/Matemática pela PUC Goiás. É vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e atual presidente da Federação das Associações Comerciais, Industrias e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), entidade que congrega mais de 80 associações em todo o Estado.

Leonardo Guerra de Rezende Guedes – Professor Leonardo Guedes é Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio Pós-Doutoral na Ryukoku University, Japão. É Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência na área de Gestão, com ênfase em Planejamento, Empreendedorismo e Gerenciamento de Projetos em Tecnologia. Leonardo já foi vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e diretor executivo da Fundação Aroeira e também foi o primeiro presidente da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Wanderson Portugal Lemos – Médico Veterinário, com graduação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em Agentes de Inovação Tecnológica, pelo Sebrae, Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipt) e Faculdade Cambury; Gestão em Agronegócios, pela Universidade Sebrae de Negócios. É do quadro de colaboradores do Sebrae Goiás.

Igor Montenegro Celestino Otto – Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); Pós-Graduado em Direito Tributário; Master of Business Administration (MBA) em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Executivo em áreas de Estratégia, Gestão e Operações, Controladoria e Finanças e Gestão de Projetos. Foi secretário das Cidades (Goiás) e foi presidente da, então, Agência Goiana de Comunicação (Agecom)/Agência Brasil Central (ABC).

O que faz o Sebrae

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae Goiás) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, cuja missão é promover o desenvolvimento dos pequenos negócios - desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão estabelecidas, mas buscam crescer e se consolidar.

Disseminando conceitos e práticas de empreendedorismo com inovação e sustentabilidade, o Sebrae ajuda os pequenos negócios a agregar valor a seus produtos e serviços, mantendo o equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social.

Resultados Sebrae Goiás/2017

Por meio dos seus programas, projetos e as ações de atendimento, capacitação (cursos, palestras, oficinas) e consultoria, os principais resultados de 2017 foram:

· 109 mil pequenos negócios atendidos (60 mil microempreendedor individual, 40 mil microempresa, 9 mil empresa de pequeno porte

· 266 mil horas de consultoria

· 17 mil participantes em cursos de Ensino à Distância (EAD)

· 34 mil participantes em cursos presenciais

· 16 mil participantes em mais de 1.000 oficinas realizadas

· 182 mil orientações realizadas

· 36 mil participantes em mais de 1.000 palestras realizadas

Novos desafios

O diretor-superintendente eleito Leonardo Guerra de Rezende Guedes acredita que o principal desafio da nova gestão, além de promover ações que consolidem as micro e pequenas empresas já existentes, é fornecer condições para capacitação e apoio aos novos empreendedores. “De imediato, nossa ação deve ser remar contra a recessão que assola o Brasil, para que possamos fortalecer esses empreendimentos, que correspondem a 98% do total no país”, considera Guedes.

Para o novo superintendente, mesmo com toda consultoria já disponibilizada pelo Sebrae, muitos empreendedores ainda não buscam planejamento e sequer tomam conhecimento de fontes de financiamento para capital de giro. “É essencial que busquemos esclarecer essas formas de acesso ao crédito. Outra medida é facilitar acesso ao planejamento dos negócios, sobretudo para a nova geração de empreendedores”, completa.

Texto e foto:Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): www.go.agenciasebrae.com.br


Comunicação Sistema Faeg Senar

Áreas de atuação

Veja também

Fruticultura

Notícia

Fruticultura desempenha papel estratégico na economia de Goiás

Cadastro

Notícia

Cadastro de propriedade rural já pode ser feito totalmente on-line

Ovos

Notícia

Ovos caipira: boa possibilidade de lucro com acompanhamento do Senar Goiás

Imagem