Nayara Pereira Em busca de desenvolver parcerias na promoção do setor rural e urbano de Aparecida de Goiânia, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), reuniram nesta quarta-feira (5), com o prefeito de Aparecida, Maguito Vilela e seu secretariado. A reunião, que ocorreu na sede da prefeitura, colocou em pauta, programas e projetos desenvolvidos pelo sistema que serão implantados no município ainda em 2015.
Dentre eles, três foram apontados pelo prefeito Maguito Vilela e poderão ser executados na cidade. Segundo ele, agricultura urbana, piscicultura e proteção de nascentes, correspondem com os anseios do município. “Nossa cidade abriga muitas nascentes, por isso é importante formar pessoas comprometidas em cuidar dos nossos recursos hídricos. Em relação à piscicultura, já estamos articulando com o ministro da Pesca a implantação da cultura pesqueira aqui na cidade. Por fim, com a Agricultura Urbana aproveitaremos melhor os espaços vazios, que são um grande problema do município. Desta forma vamos gerar emprego, renda e mais desenvolvimento”, explicou Maguito.
Na visão de Schreiner, que também é presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, a parceria fortalecerá a região e contribuirá com o potencial do setor e das ações desenvolvidas pelo sistema. “Temos um município de grande potencial e nada melhor que desenvolver parcerias que promovem o agronegócio e a agropecuária da região”, destacou.
Para José Mário, o próximo passo é realizar o mapeamento detalhado de todas as demandas do município na área rural. “Com essas informações a gente conhece as necessidades do município e aplicamos nossos programas aqui, independente da modelagem, a gente encaixa com as demandas. É só criar espaços onde poderão ser realizados os cursos”.
Projetos
Com o intuito de implantar nas escolas, parques e praças da cidade, o programa Agricultura Urbana, fará parte das ações da Faeg e do Senar Goiás, na cidade. Além da piscicultura e do recente programa de Proteção de Nascentes, criado pelo Senar central. “Serão projetos que farão a diferença, tanto na capacitação e adequação dos anseios de Aparecida de Goiânia”, ressaltou o presidente da Faeg.
::/introtext::