Senar Goiás abre inscrições para treinamento gratuito de Aplicação de Defensivos Agrícolas

Imagem

A escola da terra, Senar Goiás, está com inscrições abertas para o treinamento que qualifica na geração de produtividade. Produtores e trabalhadores rurais dos municípios de São João D’Aliança, Rio Verde, Palmeiras de Goiás, Catalão, Acreúna, Cristalina, Joviânia e Vianópolis contam com o treinamento que está sendo oferecido em cada Sindicato Rural até agosto. Para que o cultivo do solo obtenha um ganho de produtividade é necessário realizar um planejamento agrícola.


O gerente de formação profissional rural do Senar Goiás, Leonnardo Cruvinel Furquim explica que, é para no máximo 12 participantes, e é um aperfeiçoamento que garante excelentes resultados no campo. “Com a qualificação, espera-se uma melhoria da mão-de-obra através da operação da máquina otimizando sua calibração, e conquistando a efetividade na aplicação dos produtos, em condição e quantidade aplicada” informa. De forma a exemplificar e explicar as condições ótimas de aplicação dos defensivos, o treinamento propõe esclarecer que não é a todo momento que se pode pulverizar a lavoura.


“Existem momentos que a aplicação é otimizada, a deriva é menor e o produto chega de forma mais efetiva no seu objetivo, seja o controle de plantas daninhas, manejo de pragas, inseto alvo, adubação foliar alcançando a condição desejada,” conta o gerente. O conteúdo programático engloba o aprendizado sobre a influência das condições climáticas na aplicação do defensivo, o circuito hidráulico no pulverizador, aferição e calibragem das pontas do pulverizador, regulagem, legislação da aplicação de defensivos, segurança e saúde do trabalhador, condução de conjunto pulverizador, cálculo da quantidade de produto na aplicação e condução do pulverizador utilizando GPS agrícola.


O instrutor do Senar Goiás, Clésio Rodrigues da Silva explica que eles orientam os participantes de todo o funcionamento da máquina. “Toda a parte mecânica, hidráulica e como funciona a pulverização desde a correta colocação do produto, o abastecimento, por onde ele passa, observando todas as peças, sistemas até na ponta da pulverização onde é aplicado o defensivo,” informa.


Essa ferramenta para aprendizagem também conta com a participação de graduandos. “Nós conseguimos entender como funciona esse pulverizador na prática para que quando sairmos da faculdade, possamos encontrar a máquina para regular, calibrar, ver se está tudo certo e ela começar a trabalhar,” disse a estudante de Agronomia, Marluce Corrêa Ribeiro. Outro exemplo é do produtor rural, Diego Frutuoso Correia de Assis, que realizou o curso em anos anteriores e o incentivo que traz a outros produtores. “A tecnologia está avançando a passos largos e precisamos nos adequar todos os dias. Para trabalharmos de forma correta e adequada precisamos de uma equipe qualificada, e o Senar é um sistema de grande valia para nós produtores. Ele vem para qualificar nossa mão de obra, valorizando o funcionário, o que é muito importante,” relata ele.

Geysa Pereira Ribeiro, que é coordenadora regional do Senar Goiás explica que a tecnologia da máquina garante a correta aplicação dos defensivos. “É calculada a vazão dos bicos do pulverizador e ela consegue atender realmente o que é necessário aplicar de defensivo para a cultura, seja de milho, soja, feijão. Este equipamento atende uma área maior por vez, por hora de trabalho melhorando a eficiência da aplicação em si,” conta. Inscreva-se gratuitamente pelo site: http://bit.ly/2LJaV0B


Veja mais na reportagem.




Comunicação Sistema Faeg/ Senar

Áreas de atuação

Veja também

Produtor

Notícias

Produtor assistido pelo Senar Goiás amplia possibilidades de mercado desenvolvendo água ardente de goiaba

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Imagem