Com atendimentos em pediatria, dermatologia, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, exame preventivo (Papanicolau), exame PSA (Antígeno Prostático Específico), teste de glicemia e aferição da pressão arterial, manicure, maquiagem, corte de cabelo, entre outros, o programa Campo Saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás esteve em Caiapônia no último sábado atraindo pessoas de todas as regiões do município.
Para o superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo, o Campo Saúde tem exercido um importante papel para as famílias rurais no Estado. “O Senar possui inúmeras ações voltadas para a promoção social, e o Campo Saúde tem se destacado por disponibilizar, em um só evento, diversos atendimentos para o produtor e trabalhador rural. Às vezes, a dificuldade de deslocamento do campo até ao centro urbano impede que toda a família receba tantos benefícios de uma vez só”, pontuou o superintendente.
A moradora da Coopervida (antigo Banco da Terra), Débora Evangelista, 31, foi informada a respeito do programa ao acompanhar o marido em uma consulta de oftalmologista. Aproveitou a ocasião e levou a mãe e as duas filhas para consultar. Para sua surpresa existiam outros atendimentos e rapidamente levou o pequeno Daniel de 3 anos para cortar o cabelo. “Estou achando ótimo, uma única oportunidade de tantos atendimentos e para a família toda. Vou aproveitar e levar minha filha de 13 anos para consultar a dermatologista”, comentou Débora.
Da mesma maneira o senhor João Alves, de 68 anos, morador do Assentamento Altalina, viu no Campo Saúde a chance para consultarem (ele e a esposa). “Fiquei sabendo do evento pelo rádio e como faço exame da próstata a cada 6 meses, vim para fazer o PSA e trouxe minha mulher para nós dois consultarmos também com o oftalmologista. Estou impressionado com o atendimento, para mim é nota 10”, disse satisfeito.
Parcerias
O Campo Saúde, realizado pelo Senar Goiás com apoio da Federação da Agricultura e da Pecuária de Goiás (Faeg), teve em Caiapônia as parcerias do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal, além da Fundação Banco de Olhos de Goiás. Para o presidente do Sindicato Rural, Ailton José Vilela, é necessário que as instituições se juntem para promover eventos dessa natureza. Somente assim a população tem tantas oportunidades.
Edson Novaes, gerente técnico da Faeg, representou o presidente da instituição, Leonardo Ribeiro, e destacou que ao disponibilizar esses atendimentos ao trabalhador rural é motivo de alegria e honra. “Estamos aqui para cumprir a nossa missão e quero em nome da nossa diretoria agradecer, em especial, cada colaborador que voluntariamente se dispôs a colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população de Caiapônia”.
O prefeito de Caiapônia, Altamiro Rodrigues Santos Neto, ressaltou que o sucesso do programa é devido às parcerias que Senar e Faeg fazem. “Para nossa população é muito importante cada um dos benefícios do Campo Saúde. Nós (prefeitura) não medimos esforços para que todo o município tivesse conhecimento do evento”.
O gestor de Agricultura Familiar em Caiapônia, João Batista Pereira, disse que o trabalho feito para que de todos os “cantos” do município comparecessem valeu a pena. “Temos assentamentos distantes 180 km da cidade e a maioria dos moradores no campo não conseguem se deslocar com facilidade para fazer exames. Além disso, são muito caros e mesmo que a prefeitura disponibilize, a demanda é muito grande”, pontuou.
{responsivegallery}2014/Programas/campo-saude/caiaponia{/responsivegallery}