Senar Goiás leva saúde e cidadania à Caiapônia

Imagem
campo saude caiaponia- faeg -larissamelo-09Denise Nascimento

Com atendimentos em pediatria, dermatologia, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, exame preventivo (Papanicolau), exame PSA (Antígeno Prostático Específico), teste de glicemia e aferição da pressão arterial, manicure, maquiagem, corte de cabelo, entre outros, o programa Campo Saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás esteve em Caiapônia no último sábado atraindo pessoas de todas as regiões do município.

Para o superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo, o Campo Saúde tem exercido um importante papel para as famílias rurais no Estado. “O Senar possui inúmeras ações voltadas para a promoção social, e o Campo Saúde tem se destacado por disponibilizar, em um só evento, diversos atendimentos para o produtor e trabalhador rural. Às vezes, a dificuldade de deslocamento do campo até ao centro urbano impede que toda a família receba tantos benefícios de uma vez só”, pontuou o superintendente.

joao alves -larissa melo

A moradora da Coopervida (antigo Banco da Terra), Débora Evangelista, 31, foi informada a respeito do programa ao acompanhar o marido em uma consulta de oftalmologista. Aproveitou a ocasião e levou a mãe e as duas filhas para consultar. Para sua surpresa existiam outros atendimentos e rapidamente levou o pequeno Daniel de 3 anos para cortar o cabelo. “Estou achando ótimo, uma única oportunidade de tantos atendimentos e para a família toda. Vou aproveitar e levar minha filha de 13 anos para consultar a dermatologista”, comentou Débora.

Da mesma maneira o senhor João Alves, de 68 anos, morador do Assentamento Altalina, viu no Campo Saúde a chance para consultarem (ele e a esposa). “Fiquei sabendo do evento pelo rádio e como faço exame da próstata a cada 6 meses, vim para fazer o PSA e trouxe minha mulher para nós dois consultarmos também com o oftalmologista. Estou impressionado com o atendimento, para mim é nota 10”, disse satisfeito.

Parcerias

ailton - larissa melo

O Campo Saúde, realizado pelo Senar Goiás com apoio da Federação da Agricultura e da Pecuária de Goiás (Faeg), teve em Caiapônia as parcerias do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal, além da Fundação Banco de Olhos de Goiás. Para o presidente do Sindicato Rural, Ailton José Vilela, é necessário que as instituições se juntem para promover eventos dessa natureza. Somente assim a população tem tantas oportunidades.


Edson Novaes, gerente técnico da Faeg, representou o presidente da instituição, Leonardo Ribeiro, e destacou que ao disponibilizar esses atendimentos ao trabalhador rural é motivo de alegria e honra. “Estamos aqui para cumprir a nossa missão e quero em nome da nossa diretoria agradecer, em especial, cada colaborador que voluntariamente se dispôs a colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população de Caiapônia”.

O prefeito de Caiapônia, Altamiro Rodrigues Santos Neto, ressaltou que o sucesso do programa é devido às parcerias que Senar e Faeg fazem. “Para nossa população é muito importante cada um dos benefícios do Campo Saúde. Nós (prefeitura) não medimos esforços para que todo o município tivesse conhecimento do evento”. joao batista

O gestor de Agricultura Familiar em Caiapônia, João Batista Pereira, disse que o trabalho feito para que de todos os “cantos” do município comparecessem valeu a pena. “Temos assentamentos distantes 180 km da cidade e a maioria dos moradores no campo não conseguem se deslocar com facilidade para fazer exames. Além disso, são muito caros e mesmo que a prefeitura disponibilize, a demanda é muito grande”, pontuou.

{responsivegallery}2014/Programas/campo-saude/caiaponia{/responsivegallery}

Áreas de atuação

Veja também

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Imagem