Luiz Fernando Lemes
Com o objetivo de ver os resultados práticos do Programa de Equoterapia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, técnicos do Senar de Mato Grosso do Sul farão visitas a quatro centros de atendimentos no Estado a partir desta terça-feira (2). Eles visitarão os municípios de Piracanjuba, Hidrolândia, Bela Vista de Goiás e Anápolis acompanhados pela coordenadora do programa, Fátima Araújo.
Mais de 400 pessoas são atendidas pelo programa que está presente em 45 municípios de Goiás. Na maioria dos casos, os serviços são mantidos pelas parcerias entre Sindicatos Rurais, prefeituras, Senar Goiás e demais entidades de cada cidade. Os atendimentos oferecidos são gratuitos e tem como objetivo o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais ou que tenham sofrido traumas como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com fisioterapeutas, o movimento que o cavalo faz enquanto cavalga auxilia com que o cérebro do paciente tenha a mesma sensação do movimento da coluna vertebral. Os estímulos podem, inclusive, fazer com que portadores de paralisia infantil voltem a caminhar.
Cada cidade que possui centros de atendimentos de Equoterapia em Goiás apresentam experiências e formatos específicos. “O programa tem um projeto inicial que costumo chamar de esqueleto e, depois, cada município vai dando corpo”, explica a coordenadora de Ações e Projetos do Senar Goiás, Fátima Araújo.
Equoterapia no Brasil
No Brasil, a equoterapia foi criada em 1976 por Lélio de Castro Cirillo, atual presidente da Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil). Além do desenvolvimento psicossocial, a prática contribui para o aperfeiçoamento da força muscular, da coordenação motora e do equilíbrio.
Segundo Fátima Araújo, O Senar Goiás reaplica a experiência que teve início no município de Rio Verde e, após sistematizações e ampliações dos módulos, o programa tem atraído a atenção de diversas partes do país. “Após a experiência piloto, foi decidido aplicar o projeto em outros municípios e alguns estados tem se interessado também, principalmente após o Senar Central acrescentar a prática de Equoterapia nas Séries Metodológicas”, explica Fátima.
Programação
Terça-feira (02/09)
14h30 – Apresentação Senar Goiás e Senar MS
Local: Sede Faeg/Senar
Quarta-feira (03/09)
9h – Visita em Piracanjuba
Local: Parque de Exposições
14h30 – Visita em Hidrolândia
Local: Viveiro Pancoti (em frente ao Banana Menina). BR-153 Km 535,5. Saindo de Goiânia, é preciso fazer o retorno próximo ao Banana Menina e seguir as placas do Viveiro.
Quinta-feira (04/09)
8h30 – Visita em Bela Vista de Goiás
Local: Parque de Exposições
14h30 – Visita em Anápolis
Local: Parque de Exposições