Senar reúne Administrações Regionais que irão atuar no Projeto Paisagens Rurais

Imagem

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, afirmou que o Projeto Paisagens Rurais marca “um novo momento de valorização e priorização das ações de Assistência Técnica” no País. “Esse projeto significa aproximação com o governo alemão e continuidade da parceria com o Banco Mundial. Além disso, mostra que a assistência técnica está na pauta do governo e tem o apoio do Ministério da Agricultura”, afirmou durante a reunião na terça (2) com as Administrações Regionais dos Estados que participarão do projeto.

O Senar vai promover assistência técnica e capacitação para quatro mil produtores rurais desses estados com foco na recuperação ambiental e produtiva do bioma Cerrado. Com apoio do Banco Mundial, o projeto é coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério da Agricultura e tem como parceiros a Agência de Cooperação Técnica Alemã - GIZ, o Senar, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Embrapa.

Matheus Ferreira, diretor da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, explicou que a novidade do Paisagens Rurais é o componente ambiental. O projeto prevê o auxílio ao produtor na elaboração do Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e/ou Alteradas (PRAD), previsto no Programa de Regularização Ambiental (PRA).

“O produtor tem obrigação em lei de recompor essas áreas e o Senar vem com conhecimento técnico orientá-lo desde a realização até a execução do projeto de recuperação. Para nós será um auxílio muito grande nas ações de assistência técnica esse componente de sustentabilidade e recuperação de áreas de preservação,” destacou o superintendente do Senar Mato Grosso do Sul, Lucas Galvan.

Para Rayley Luzza, superintendente do Senar Tocantins, o projeto é uma oportunidade para que o produtor possa reorganizar o passivo ambiental declarado, se regularizando com os órgãos ambientais. “Temos muitos produtores mapeados e temos certeza que poderemos ajuda-los com isso".

“O Maranhão tem regiões onde se concentram dois terços da produção pecuária do estado. São áreas com pastagens que precisam ser recuperadas. Por isso acredito que o projeto será um sucesso muito grande, principalmente nessas áreas onde o impacto é mais significativo”, afirmou o superintendente do Senar no estado, Luiz Figueiredo.

Na quarta (3) haverá o lançamento oficial do Paisagens Rurais na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília, com a presença de integrantes do governo e das instituições parceiras.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Fotos: Adriano Brito

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Veja também

Produtor

Notícias

Produtor assistido pelo Senar Goiás amplia possibilidades de mercado desenvolvendo água ardente de goiaba

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Imagem