AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Sistema Faeg/ IFAG, Hub Campo Lab e GAPES ICT , firmam parceria para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e promover a inovação no campo.

Imagem


No último dia 16 de maio de 2024 uma comitiva do Sistema Faeg/ Ifag, liderada pelo vice-presidente da Faeg e presidente do Instituto para fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) , Armando Rollemberg, em reunião com a presidente Flávia Montans do Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano/ICT – GAPES onde foi firmada parceria de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do setor agropecuário Goiano.

A transição do GAPES para uma ICT representa um marco importante, trazendo uma série de vantagens estratégicas, como o fortalecimento da pesquisa aplicada e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras voltadas para o agronegócio. Essa nova configuração permite uma maior integração com o setor produtivo, facilitando a transferência de conhecimento e tecnologia, além de estimular a criação de soluções sustentáveis e eficientes para os desafios contemporâneos da agricultura.

Durante a reunião, foi enfatizada a importância de estabelecer parcerias estratégicas dentro do ecossistema de inovação para o agro. A colaboração entre instituições de pesquisa, empresas, startups e entidades governamentais é fundamental para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e promover a inovação no setor.

Outro tema de destaque foi a crescente demanda por certificados de agricultura sustentável e os avanços significativos em práticas de agricultura regenerativa. Essas tendências visam não apenas a eficiência e produtividade, mas também a conservação dos recursos naturais e a mitigação dos impactos ambientais.

A reunião culminou com a discussão de possíveis parcerias entre o GAPES ICT, o Ifag e o Hub Campo Lab, visando potencializar os esforços de inovação no agronegócio. Além disso, foi feito um convite especial para que o GAPES participe do Desafio AgroStartup de 2024. Este evento, que será a maior maratona de inovação para o agro já realizada no Brasil. “As oportunidades de sinergia com o Hub Campo Lab, especialmente no desenvolvimento de novas startups e na potencialização da atuação no ecossistema de inovação, através de programas como Desafio AgroStartup, Acelera Campo e Conecta Campo. O Ifag estabelece uma colaboração mútua com o CEAGRE, explorando as expertises complementares entre as instituições para fomentar a inovação no agronegócio”, ressaltou Gabriel Martins do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do IFAG e consultor de inovação do hub Campo Lab.

O CEAGRE, conhecido por sua atuação avançada em áreas como manejo de altas produtividades, automação e mecanização, metabolismo de plantas, agricultura vertical, macrogestão de dados e análises e plataformas digitais unificadas, apresentou suas linhas de pesquisa e desenvolvimento, destacando-se como um polo de inovação no setor agrícola.

Para Armando Rollemberg, essa é uma parceria que irá trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento do agro no estado. “A ideia é que sejamos parceiros no desenvolvimento da parte de tecnologia, inovação, isso irá contribuir para complementar as ações em prol do agro, nesse mundo da ciência, tecnologia e inovação, para que a gente possa intercambiar informações”, afirma Armando.

O Ifag se colocou à disposição para auxiliar na regionalização das tecnologias e atividades de pesquisa do CEAGRE, abordando o desafio da capacitação do público-alvo no campo para o uso de novas tecnologias e inovações. A capacitação de empreendedores inovadores para o agro também foi destacada como uma área de interesse mútuo.

O 3° CEAGRE AGRO EXPERIENCE, evento que se consolidou como um sucesso absoluto, reunindo grandes palestrantes e atraindo uma vasta visitação, evidenciando o crescente interesse pelo avanço tecnológico e inovação no setor agropecuário..

Um dos pontos chave da reunião foi a discussão sobre a colaboração na área de sequestro de carbono e as possibilidades de exploração do crédito de carbono, temas de crescente importância no contexto da sustentabilidade agrícola e apoio aos produtores rurais. Estiveram presentes o Dr. Alan Carlos Costa, diretor geral do CEAGRE e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e inovação do IF Goiano, Leandro Souza, diretor científico do CEAGRE, e Fernando Cabral, pesquisador do CEAGRE, que já é parceiro do Desafio AgroStartup, mostrou-se receptivo a desempenhar um papel importante na tutoria e no apoio a novas soluções que surgirem na edição de 2024 do evento. Isso se aplica especialmente àquelas soluções que apresentem sinergia com suas linhas de pesquisa e desenvolvimento, incluindo a possibilidade de incubação e de fomento a bolsas de pesquisa.

Esta parceria entre as instituições sinaliza um futuro promissor para a agricultura, onde a inovação, a sustentabilidade e a tecnologia caminham juntas em direção a um agronegócio mais eficiente e produtivo.

Comunicação sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem