Soja em Goiás pode superar 20 milhões de toneladas, 23% a mais que no ano passado, aponta balanço da Expedição Safra Goiás

A projeção se deve ao estudo presencial em mais de 80 lavouras do estado

A segunda edição da Expedição Safra Goiás foi concluída nesta quinta-feira 23/01, superando os 4 mil Km e percorrendo 5 mil km de cinco regiões do estado, passando por 43 municípios em visitas a mais de 80 propriedades. De acordo com os dados coletados se estima uma produtividade média de 66 a 70 sacas por hectare. A expectativa de produção deve ser no mínimo de 19,6 milhões de toneladas, podendo chegar a 20,7 milhões de toneladas. Aumento de até +23% em relação ao ano passado. Veja o gráfico de evolução e detalhes na entrevista de Leonardo Machado, gerente do Instituto para o fortalecimento da Agropecuária de Goiás-Ifag.

O clima favorável contribuiu para os bons números. No entanto os produtores podem enfrentar algumas dificuldades de armazenamento e escoamento, como pontuou o presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag, José Mário Schreiner.

A expedição Safra Goiás é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e os Sindicatos Rurais. O apoio é do Senar Goiás e Sebrae Goiás. Também são parceiras a Agrodefesa, Conab, Embrapa e a Seapa. Além das análises feitas pelas equipes técnicas, a equipe institucional também ouviu demandas de produtores e presidentes de Sindicatos Rurais. Tudo que foi levantado será colocado em um relatório que será também compartilhado com o poder público buscando levar melhorias para o setor, explicou o vice-presidente administrativo da Faeg, Armando Rollemberg.

A Expedição Safra Goiás, 2025, teve o patrocínio de Sicoob Secovicred, Cresol, Grupo Canassa, BYD/Saga, Grãodireto, Agroselections, Bayer e Agrosem.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag.

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem