AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Soja: Receita reduzida e falta de chuvas limitam negócios

Imagem

lavoura de soja2As negociações no mercado de soja têm sido pontuais neste final de mês, tanto no mercado spot quanto para contratos a termo. Segundo pesquisadores do Cepea, além de os preços domésticos da oleaginosa estarem inferiores à paridade de exportação nos portos, incertezas quanto ao clima e a cautela de produtores em comercializar grandes lotes têm mantido baixa a liquidez no mercado.

Os sojicultores também estão atentos à relação receita/custo na temporada 2017/18. Embora as desvalorizações de fertilizantes e defensivos tenham pressionado ligeiramente os custos de produção nesta safra, a receita na parcial de setembro está nos menores patamares desde 2010, em termos reais.

Goiás

Em Goiás, as vendas antecipadas na nova safra de soja estão atrasadas, em função principalmente do mercado pouco animador para os produtores rurais. Apesar dos custos levemente inferiores nos principais insumos, com queda média de 7% no preço dos fertilizantes e 5% nos defensivos agrícolas em comparação com o ano passado, os preços atuais sinalizam margens ainda menores neste ciclo que se inicia. “Até o momento estimamos que 16% da soja safra 2017/18 já esteja comercializada, contra uma média de cerca de 30% neste mesmo período dos anos anteriores”, destaca o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Cristiano Palavro.

Texto: Faeg e Ifag, com informações do Notícias Agrícolas

Foto: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Cosméticos

Caso de Sucesso

Cosméticos feitos com mel: esteticista realiza sonho com ajuda da ATeG do Senar Goiás

Expandindo

Resultados

Expandindo horizontes com a ATeG do Senar Goiás

De

Caso de Sucesso

De Madagascar para o Cerrado

Imagem