Sucesso de jovem produtor abacaxi, acompanhado pelo Senar Goiás, estimula pai voltar a trabalhar no campo

Aos 24 anos, Samuel Alves de Andrade decidiu seguir acreditando no potencial da terra. Assumiu a responsabilidade da propriedade da família com coragem e visão, apostando na fruticultura

Hoje, são mais de 160 mil pés cultivados com alta produtividade e qualidade, na propriedade que fica em Jaraguá. O crescimento foi gradual, fruto de dedicação e estratégia. “Você começa devagarzinho, vai crescendo, aí você vai multiplicando a área, vai crescendo. O jeito de trabalho antigo é um jeito, agora é um novo que a gente aprende com a assistência técnica”, conta, Samuel.

O avanço na produção veio com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Goiás, que ajudou Samuel a aprimorar o manejo, organizar melhor a produção e enxergar novas possibilidades de crescimento. “Começa tanto da parte gerencial quanto a parte técnica. A gente começa melhorando a questão de defensivos, posicionando os defensivos da forma correta, na dosagem correta, trabalhando nessa questão de pragas e doenças, adubação, manejo correto, na hora correta, isso faz um todo um diferencial aí para a nossa produção”, destaca.

O resultado desse trabalho não ficou apenas na lavoura. A história de Samuel foi tão inspiradora que trouxe o pai de volta para o campo. Agora, trabalham lado a lado, recuperando não só a atividade, mas também o legado da família, fortalecido pela experiência e pela inovação. “A gente deu conta do desafio. Tive que pegar a responsabilidade todinha. Agora meu pai viu que com as técnicas certas, força de vontade da lucro. Isso dá um orgulho para a gente”, diz Samuel.

O técnico de campo do Senar Goiás, Pedro Santiago, acompanha de perto o desenvolvimento da propriedade. "Samuel já ampliou a área de produção e mantém a confiança de que pode ir além, sempre investindo em tecnologia e aprendizado", reforça.

Samuel está animado com o futuro. “A gente tenta sempre crescer, né? Sempre fazer um fruto melhor, né? Levar para o comércio, um fruto diferenciado, doce e cada vez mais saboroso para o consumidor final".

Para conhecer como funciona a assistência do Senar Goiás em fruticultura e contar com um técnico gratuitamente em sua propriedade, procure um Sindicato Rural.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícia

Senar Goiás cultiva talentos e desperta vocações no campo

Matrículas

Notícia

Matrículas abertas para o novo curso online gratuito Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura

Publicado

Infraestrutura

Publicado Instrumento de Convocação 06/2025 que trata da pavimentação da GO-461

Imagem