Inovações sempre tem o intuito de potencializar a atuação de profissionais das mais diversas áreas, e o mesmo ocorre também com frequência na rotina de quem cuida e faz gestão de fazendas e empresas como resultado de uma aplicação cada vez maior de tecnologias no agronegócio.
Ao analisar o histórico, a agricultura 4.0, dentre outros trouxe o monitoramento remoto, a gestão e o controle das atividades no campo. Já a denominada agricultura 5.0 é uma evolução com tecnologias ainda mais avançadas, como machine learning, inteligência artificial, big data e biotecnologia - a agricultura 5.0 é uma nova fase da tecnologia no campo que também analisa a produção e o bem-estar das pessoas.
As tecnologias no Agro, trouxeram 1. Avanço técnico com base em dados, pois devido ao uso de softwares de gestão otimizada e análise de big data, é possível obter informações precisas e confiáveis para uma tomada de decisão mais assertiva. 2. Maior facilidade no processo de decisão, pois com o uso de inteligência artificial, as máquinas e os sistemas podem interpretar dados, aprender com eles e executar tarefas de forma flexível. Exemplos mais palpáveis e notáveis são robôs, telemetria, sensores inteligentes e inteligência artificial, hoje rotina do campo e novos profissionais que são ferramentas cotidianas procuradas por multinacionais, produtores e startups.
Os perfis de profissionais do Agro frente às tecnologias vigentes e tendências do setor passaram a encontrar no campo uma oportunidade de crescimento profissional e remunerações à altura, desde que as habilidades técnicas e comportamentais estejam em consonância com a função e a cadeia. No entanto, empresas, produtores e indústria, têm encontrado dificuldade de implantar tecnologias por não encontrar profissionais capacitados.
Como a revolução tecnológica do agronegócio brasileiro está fazendo surgir inúmeras possibilidades de carreira em profissões que eram inexistentes até pouco tempo atrás e são extremamente necessárias no cenário atual.
Com tantos avanços no setor mais pujante da economia, a capacitação profissional em tecnologia aplicada ao Agronegócio passa a ser essencial na hora de estar pronto para as melhores oportunidades. Sem falar nas inovações que já estão sendo criadas e em breve serão implementadas.
Ana Carolina Cavalcanti Pereira - especialista em recrutamentos e seleção de profissionais para agro