50 viaturas para reforçar patrulhamento rural serão entregues em evento na FAEG

Imagem

De acordo com o relatório de ocorrências da zona rural informado pela Secretaria de Segurança Pública, Rio Verde e Bela Vista de Goiás, são os municípios com mais registros de crimes no campo, nos últimos dois anos. Em todo estado o furto de bovinos aparece no topo da lista nesse período. Foram 1.280, em 2017 e 1.183 em 2018.

Desde 2015, o Sistema Faeg/ Senar é parceiro do Programa de Patrulhamento Rural da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), para ajudar a combater crimes praticados nas propriedades rurais, como furtos e roubos. Atualmente são utilizados GPS e até drone, proporcionando mais agilidade aos policiais no atendimento a ocorrências.

Para intensificar esse trabalho, nesta sexta-feira, serão entregues pelo governo do estado, na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), 50 caminhonetes. São veículos 4x4, a diesel e que vão renovar parte da frota da Patrulha Rural. “ Essas viaturas irão substituir parte das mais de 100 que atendem aproximadamente 200 municípios goianos e elas vão possibilitar um deslocamento mais rápido e chegar também em regiões de difícil acesso”, explica o assessor jurídico da Faeg, Augusto César de Andrade.

E para que o canal entre produtor rural e polícias civil e militar seja ampliado, os membros do Primeiro Conselho de Segurança Rural de Goiás (CONSEG-Rural), tomarão posse. “ É um canal de diálogo da sociedade com as forças de segurança, que vai proporcionar uma aproximação e facilitar apurações de crimes, investigações e prisões”, destaca Augusto.

A iniciativa para mais segurança no campo, também conta com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (FUNDEPEC), que fará o repasse de 250 mil reais para a polícia militar, ajudando na conclusão da reforma e estruturação do batalhão e do Centro de Comando e Controle Rural da PM, localizado na região de campinas. De lá serão coordenadas todas as ações do policiamento Rural de Goiás.

Saiba mais sobre a Patrulha Rural/ Georreferenciamento

Os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas e informa que aquela área é monitorada pela patrulha rural. Quando ocorre uma solicitação de emergência, o produtor rural liga para a viatura e informa o número do seu cadastro e a PM busca os dados, através do GPS e faz o deslocamento. Já são quase de 8 mil propriedades cadastradas. A patrulha atua junto a Delegacia de Crimes Rurais e de Divisas da Polícia Civil do estado

Serviço: Entrega de viaturas da Patrulha Rural e posse do Conselho de segurança Rural de Goiás

Data: 29 de março, sexta-feira,

Horário: 10h30,

Local: FAEG (Rua 87 n.708 Setor Sul), em Goiânia.

Comunicação Sistema Faeg/Senar.

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem