A importância da IN 62 para a qualidade do leite

Imagem

IN 62A qualidade do leite necessária e desejada por todos os consumidores, começa com o produtor rural e depende das atitudes e compreensão dessa sua importância. A Instrução Normativa (IN) nº 62 de 2011, que sucedeu a IN 51 de 2002, vem com mais rigor e focando em todos os aspectos que norteiam esse controle para se ter a qualidade do alimento e matéria-prima de tantos outros produtos.

Ela normatiza desde as instalações, passando pelos controles e higienes necessários com os animais, o local e as pessoas envolvidas, a armazenagem, o transporte, industrialização, processamento até o comércio.

Tudo isso requer mais investimentos em capacitação da mão-de-obra, em infraestrutura e em outros que elevam os custos. Porém, com uma eficiente gestão, resultam em ganhos a todos os elos principalmente ao consumidor, que tem a certeza de um produto saudável para ser consumido.

Para compreender mais sobre a legislação e as mudanças promovidas ao setor, o 4º Goiás Leite traz em sua programação um painel totalmente voltado para a Sanidade Animal. Na ocasião serão tratadas a IN 62, a qualidade do leite, os cuidados com armazenamento e doenças zoonóticas como brucelose e tuberculose.

05-Boletim Informativo-IN62

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Faeg discute endividamento do setor agropecuário e cenário da safra 2025/2026

Workshop

Workshop de Equoterapia em Goiânia reunirá especialistas nacionais para discutir avanços no atendimento a pessoas com TEA e TDAH

Senar

Senar Goiás conecta inovação, saúde e talentos do agronegócio na Coops Party Summit 2025

Imagem