Abate de suínos e aves registra recorde

Imagem

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou hoje, a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do Leite e do Couro e Produção de Ovos de Galinha do segundo trimestre de 2021. Foi possível identifica que ocorreu abate de 7,08 milhões de cabeças de bovinos, quantidade 4,4% inferior ao segundo trimestre de 2020, no entanto esse número foi 7,4% superior ao primeiro trimestre do ano de 2021, mas ainda assim é considerado o patamar mais baixo desde 2011.

Já Goiás saiu na contramão das quedas e abateu 81,40 mil cabeças a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior, ficando em terceiro lugar no ranking nacional no comparativo. O destaque ficou para a grande retenção de fêmeas no período e os recordes de exportação de carne bovina in natura em abril de 2021, segundo a Secretaria de Comercio Exterior.

Já para aves, no segundo trimestre de 2021, foram abatidas 1,52 bilhões de cabeças de frango, aumento de 7,8% em comparação com 2020, e queda pontual de 3% em relação ao primeiro trimestre desse ano. Sendo este o melhor segundo trimestre desde o início da série de dados em 1997. Os bons resultados se devem ao patamar elevado das exportações da carne. A produção de ovos chegou a 985,70 milhões de dúzias, alta de 0,9% em relação ao segundo trimestre de 2020 e 5% a mais que o primeiro trimestre desse ano.

A aquisição de leite cru foi de 5,82 bilhões de litros nesse segundo trimestre de 2021, com queda de 1% em relação ao mesmo trimestre de 2020 e 14% no comparativo com o trimestre anterior desse ano. No entanto, a produção é cíclica e se encontra na entressafra, o que justifica a queda.

Também nesse segundo trimestre de 2021, foram abatidos pouco mais de 13,04 milhões de cabeças de suínos, recorde de toda série histórica, alta de 2,9% em comparação com o trimestre anterior desse ano e de 7,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Goiás contribuiu com esse recorde, abatendo mais 73 mil cabeças em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Já na produção de couro, a alta foi de 6,2% no comparativo com o trimestre anterior, e de 2,6% no comparativo com o mesmo trimestre do ano anterior.

Comunicação Sistema FAEG/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem