AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Abertura da feira discute melhoramento e lucratividade

Imagem

goiasgenetica2014-larissamelo-03Catherine Moraes

Aumentar a lucratividade, otimizar recursos da propriedade e diminuir os custos de produção: três de inúmeros benefícios que o melhoramento genético de gados pode trazer ao produtor rural. Estes e outros temas foram assunto da abertura da Goiás Genética 2014, realizada na manhã desta quarta-feira (10) no Parque de Exposições Pedro Ludovico, em Goiânia. A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) é parceira do evento e também participou da abertura sendo representada pelo gerente de assuntos técnicos e econômicos da casa, Edson Alves Novaes.


Por meio de programas de melhoramento genético é possível também obter melhoria da fertilidade do rebanho; aumentar os índices de ganho de peso; diminuir o intervalo entre gerações e proporcionar aos criadores produzirem animais prontos para abate mais jovens. Para Clarismino Júnior, presidente da Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ), que organiza o evento, o desafio atual dos produtores é produzir mais, com mais qualidade e ocupando um menor espaço de terra.


“Por ano produzimos mais de 800 mil toneladas de carne apenas em Goiás e hoje temos mais de 21,4 milhões de cabeças sendo mais de 1 milhão de gados confinados. Discutir o melhoramento genético é importantíssimo. A atividade de inseminação artificial teve crescimento de 9,6% nas atividades de pecuária de leite e 3% na de pecuária de corte se comparamos 2012/2013. No total, mais de 14,3 milhões de doses foram comercializadas em 2013”, afirma Edson Alves, da Faeg.

goiasgenetica2014-larissamelo-22


Ricardo Yano, presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) foi um dos responsáveis pela criação da feira, enquanto esteve à frente da AGCZ. Neste momento, homenageado por

Clarismino, ele afirmou que a felicidade é grande em ver o próprio sonho sendo cada vez mais concretizado. “Nós precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor”, finalizou.

Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás, Antônio Flávio de Lima representou o governador Marconi Perillo e ressaltou a necessidade de evoluir, cada vez mais, em tecnologia e produtividade. “Estamos dando um importante passo para a evolução da pecuária goiana e o desejo dos pequenos produtores é que eles se tornem grandes. Com conhecimento técnico vamos longe”, completou.

goiasgenetica2014-larissamelo-34Goiás Genética – Edição 2014
Data: de 6 a 17 de setembro
Local: Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira – Goiânia/GO
Informações: www.agcz.com.br / 62 3203-1212
Realização: Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ)
Apoio institucional: Faeg/Senar, Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, SGPA, Embrapa, Fundepec-Goiás, ABCZ e Sebrae.

{responsivegallery}2014/Congressos/goias-genetica{/responsivegallery}

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem