Abertura da feira discute melhoramento e lucratividade

Imagem

goiasgenetica2014-larissamelo-03Catherine Moraes

Aumentar a lucratividade, otimizar recursos da propriedade e diminuir os custos de produção: três de inúmeros benefícios que o melhoramento genético de gados pode trazer ao produtor rural. Estes e outros temas foram assunto da abertura da Goiás Genética 2014, realizada na manhã desta quarta-feira (10) no Parque de Exposições Pedro Ludovico, em Goiânia. A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) é parceira do evento e também participou da abertura sendo representada pelo gerente de assuntos técnicos e econômicos da casa, Edson Alves Novaes.


Por meio de programas de melhoramento genético é possível também obter melhoria da fertilidade do rebanho; aumentar os índices de ganho de peso; diminuir o intervalo entre gerações e proporcionar aos criadores produzirem animais prontos para abate mais jovens. Para Clarismino Júnior, presidente da Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ), que organiza o evento, o desafio atual dos produtores é produzir mais, com mais qualidade e ocupando um menor espaço de terra.


“Por ano produzimos mais de 800 mil toneladas de carne apenas em Goiás e hoje temos mais de 21,4 milhões de cabeças sendo mais de 1 milhão de gados confinados. Discutir o melhoramento genético é importantíssimo. A atividade de inseminação artificial teve crescimento de 9,6% nas atividades de pecuária de leite e 3% na de pecuária de corte se comparamos 2012/2013. No total, mais de 14,3 milhões de doses foram comercializadas em 2013”, afirma Edson Alves, da Faeg.

goiasgenetica2014-larissamelo-22


Ricardo Yano, presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) foi um dos responsáveis pela criação da feira, enquanto esteve à frente da AGCZ. Neste momento, homenageado por

Clarismino, ele afirmou que a felicidade é grande em ver o próprio sonho sendo cada vez mais concretizado. “Nós precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor”, finalizou.

Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás, Antônio Flávio de Lima representou o governador Marconi Perillo e ressaltou a necessidade de evoluir, cada vez mais, em tecnologia e produtividade. “Estamos dando um importante passo para a evolução da pecuária goiana e o desejo dos pequenos produtores é que eles se tornem grandes. Com conhecimento técnico vamos longe”, completou.

goiasgenetica2014-larissamelo-34Goiás Genética – Edição 2014
Data: de 6 a 17 de setembro
Local: Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira – Goiânia/GO
Informações: www.agcz.com.br / 62 3203-1212
Realização: Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ)
Apoio institucional: Faeg/Senar, Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, SGPA, Embrapa, Fundepec-Goiás, ABCZ e Sebrae.

{responsivegallery}2014/Congressos/goias-genetica{/responsivegallery}

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem