Feira tecnológica destaca crise política e econômica brasileira

Imagem

Presidente da Faeg disse que encontros como Tecnoshow servem para discutir formas de alavancar o setor. Foto Larissa MeloNayara Pereira, de Rio Verde

O Centro Tecnológico da Comigo (CTC), em Rio Verde, foi palco, na manhã desta segunda-feira (11), da abertura da 15ª edição da Tecnoshow. Com auditório lotado, os discursos de abertura refletiram os anseios do setor em face à crise política que vem assombrando o país. Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner; o senador da República, Ronaldo Caiado; o vice-governador de Goiás, José Eliton Júnior – que na ocasião representou o governador Marconi Perillo, além de deputados e representantes do setor.

Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, encontros como o desta segunda-feira (11) servem para discutir formas de alavancar ainda mais o setor que carrega o Brasil nas costas. “Aqui encontramos novidades e tecnologias que são implantadas por meio da ciência, tecnologia e pesquisas voltadas para o crescimento e desenvolvimento de um Brasil que dá certo e alavanca o país em meio à crise política e econômica. A agropecuária não pode caminhar sozinha, precisamos do apoio das esferas públicas e privadas”, ressaltou Schreiner, que na ocasião solicitou andamento para a situação do vazio sanitário da soja e a taxação da exportação.Antônio Chavaglia deu boas vindas aos presentes e explicou os focos da TecnoShow este ano. Foto Larissa Melo

Organizador do evento, o presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antônio Chavaglia, deu boas-vindas aos presentes e explicou que um dos focos da TecnoShow este ano será a apresentação de técnicas para aumentar a produção e a competitividade dos produtos goianos dentro dos mercados regional e nacional. “Esse é um espaço de conhecimento de novas tecnologias, mas também é um espaço para cobranças. Um seguro rural mais acessível, uma maior verba para agricultura – me refiro a no mínimo R$ 5 milhões – e a solução definitiva do governo brasileiro são exemplos de pontos que precisam ser debatidos”, explicou Chavaglia.

Senador Ronaldo Caiado falou do seguro rural e crise politica. Foto Larissa MeloO senador Ronaldo Caiado, completou citando, a ineficiência do Tesouro em não disponibilizar a parcela subsidiada para o seguro rural. “Existem cortes feitos pelo governo que impossibilitarão atingir metas existências inclusive em recursos para o agronegócio e agropecuária”, disse. Para o senador, o seguro rural é tema constante de debates para avanços em prol dos produtores rurais. “O seguro sempre foi matéria aprovada pelo Plenário, mas nunca tivemos exatamente um repasse orçamentário para o fundo de cadastros e com isso o seguro passa ser uma dificuldade existencial em nosso país”, frisou.

Representando o governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton Júnior disse que Goiás vai ajudar, além de “buscar incansavelmente maneiras de contribuir com o produtor rural”.

Ao final da abertura oficial, as autoridades conheceram a TecnoShow e almoçaram. Também estavam representados a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Emater e a Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja Goiás).Vice governador destacou apoio do governo ao Agro Goiano. Foto Larissa Melo

Tecnoshow Comigo

Organizada e realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), a feira deve registrar público acima de 104 mil pessoas durante os cinco dias. Mais de 540 expositores vão ocupar os 60 hectares de área do CTC – 11 pavilhões (animais e empresas). O público presente terá acesso ao que existe de mais moderno em colheitadeiras, tratores, pulverizadores, plantadeiras, ensiladeiras e uma infinidade de produtos. Em exposição, aproximadamente 2,5 mil máquinas.

Publico lotou auditorio do CTC. Foto Larissa MeloNo segmento da pecuária, exemplares dos melhores reprodutores e matrizes de gado leiteiro e de corte, de equinos e ovinos, dentre outros, estarão à mostra. Na agricultura, novidades do setor produtivo e as tendências do mercado mundial serão apresentadas.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem