ABPA pedirá nova isenção da tarifa para importar milho

Imagem

Isenção para compra de cereal de fora do Mercosul terminou nesta quarta-feira, 31; entidade defende que medida é importante para dar alternativas ao setor de carnes

O governo federal havia reduzido a Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de milho de fora do Mercosul. Porém, o benefício terminou nesta quarta-feira, 31. Em nota ao Canal Rural, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que solicitará nova redução.

A entidade diz ter conversado com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre o assunto. Segundo a ABPA, foi garantido por essas autoridades que há oferta de insumos em território brasileiro suficiente para a demanda interna e para as exportações.

“Ao mesmo tempo, é importante contar com a alternativa de fornecimento externo, ampliando o acesso a outras fontes de grãos, reduzindo as disparidades que existem entre as facilidades para exportar insumos e as dificuldades impostas para a importação”, frisa a associação.

Vai faltar milho?

A oferta de milho no Brasil está bastante justa, o que tem levado as cotações do cereal a bater recordes e espremer as margens do setor de proteína animal. Além disso, com o atraso no plantio da segunda safra, entidades temem que a produção possa sofrer quebras por conta do clima, complicando ainda mais a situação.

Este mês, a ABPA vem reforçando que a indústria e os produtores precisam de alternativas ao milho. Uma das possibilidades é incentivar o cultivo de cereais de inverno que possam ser usados na ração dos animais.

Além disso, o presidente da associação, Ricardo Santin, diz que a cadeia de carnes precisa de maior capacidade de armazenamento de grãos para garantir fornecimento de milho a um custo razoável. “O setor precisa de mais armazenagem, para o produtor (de carnes), construir mais armazéns para a integradora, para que possa se adiantar (na aquisição de milho) e ter mais estabilidade”, argumenta.

Na área de financiamentos para investimentos, as entidades propõem que o Ministério da Agricultura busque a gestão de novas linhas de crédito.

Fonte: Canal Rural

Áreas de atuação

Veja também

Queda

Notícia

Queda nos preços marca início de março no mercado de feijão após altas recentes

Produtores

Notícia

Produtores de cachaça de alambique e doce de leite têm até 31 de março para se inscrever no Prêmio Brasil Artesanal 2026

Desafio

Notícia

Desafio AgroStartup 2026 abre inscrições para impulsionar soluções inovadoras no agronegócio goiano

Imagem