AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Agricultura avança na adoção de práticas sustentáveis

Imagem

abertura ze mario sustentavel“Goiás produz hoje 20 milhões de toneladas de alimentos. Total suficiente para sustentar 88 milhões de pessoas nos próximos 13 anos”. A declaração é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), José Mário Schreiner, que ressaltou a importância da agricultura em levar alimentos para a mesa da população. Ele participou da abertura do Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável nesta sexta-feira, 18, na sede da Faeg, e destacou ainda que a agricultura tem cumprido seu papel de produzir mais sem aumentar a área plantada, atuando de forma sustentável.

O Fórum ocorre até o dia 19 de agosto, no auditório da Federação, e reúne produtores rurais, técnicos e sociedade para a troca de experiências e informações sobre os tipos de manejo de lavouras. Segundo Schreiner, a agropecuária tem avançado na adoção de práticas sustentáveis, mas é necessário trabalhar cada vez mais socialmente e ambientalmente, de forma correta e com rentabilidade.

Promovido pelo Grupo Agricultura Sustentável, o evento é realizado por coordenador eventoprodutores que têm desenvolvido e utilizado práticas mais sustentáveis de produção, como uso intensivo de produtos biológicos e formas alternativas de manejo do solo. De acordo com o organizador do evento, Rogério Vian, Goiânia centraliza uma logística muito boa para abordar a sustentabilidade. “Queremos alinhar discussões que impulsionem nossa agricultura, de forma correta, e incentive um mercado diferente, para que nossos produtores se mantenham na atividade. Muito mais que se adequar a esta agricultura sustentável, o produtor precisa estudar, para produzir mais e com rentabilidade”, pontua.

embrapaPerspectiva

Segundo o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, Alcido Elenor Wander, o fórum é um passo muito importante dentro da agricultura do país. “Juntos vamos conseguir um belo trabalho, uma transformação para a economia brasileira”, comenta. Ele destaca também a importância em apoiar uma iniciativa que se baseia no tripé, que é produzir de forma econômica, sustentável e ambiental. “A proposta é trabalhar com uma abordagem de agricultura mais sistêmica, gerenciada na escala correta, de forma a minimizar os impactos ambientais das atividades agrícolas”, pontua.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja Goiás) e bartolomeu braztambém vice-presidente da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira, diz que o evento tem o objetivo de buscar a sustentabilidade do setor. “Queremos difundir as informações e experiências que os produtores têm feito em suas propriedades, por meio de pesquisas. A ideia é trazer um novo conceito de agricultura, mais biológica, em que o uso de fertilizantes e químicos praticamente desaparece, para que se tenha produtos mais rentáveis ao produtor, com uma duração maior”, exemplifica.

O analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e da Faeg, Cristiano Palavro, explica que o evento surgiu a partir da iniciativa de agricultores que têm realizado práticas mais sustentáveis no campo, como uso de produtos biológicos e métodos alternativos de fertilização do solo. “O fórum veio justamente para impulsionar a troca de experiência destas práticas mais modernas”, sinaliza.

cristiano palavroCom este foco, o evento irá abordar durante os dois dias a temática destes produtos, se há um nicho de mercado, discutir a regulamentação do setor, registros dos produtos junto ao Ministério da Agricultura, microbiologia ligada ao controle de pragas e doenças, soja convencional, entre outros. “Este encontro gira em torno de práticas mais sustentáveis, como a redução de uso de químicos, e também a abertura de novos mercados, que busquem produtos mais atualizados”, conclui.

Texto: Juliana Barros
Fotos: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

De

Caso de Sucesso

De Madagascar para o Cerrado

Prazo

Notícias

Prazo para produtor emitir CCIR começa nesta terça (18/06)

Mecanismos

Notícia

Mecanismos de preservação do patrimônio: se inscreva para os seminários de holding rural

Imagem