AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Agricultura irrigada de precisão é tema do Seminário de Irrigação

Imagem

agricultura de precisao1“A irrigação em uma cultura agrícola pode dar maior garantia ao produtor rural durante a colheita”, diz o pesquisador da Embrapa Instrumentação, Luís Henrique Bassoi. Ele estará presente no ‘2º Seminário de Irrigação de Goiás’, abordando a temática ‘Agricultura Irrigada de Precisão’. Sua palestra ocorrerá na sexta-feira, 1º de setembro, às 8h30. O evento será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Goiânia (GO).

Para Bassoi, a utilização de um sistema de irrigação em uma cultura agrícola pode dar maior garantia ao produtor rural durante a colheita. Ele conta que apesar da adoção ter um custo maior de produção, a produtividade alcançada pode ser bem maior. Em geral, entre duas a quatro vezes, caso a mesma cultura seja conduzida em condições de sequeiro, no mesmo local e período. “O aumento varia em função do local e época de cultivo, ou seja, da demanda de água pela cultura e da ocorrência ou não de chuvas durante o ciclo”, explica.

De acordo com o Luís, no caso em se adotar um sistema de irrigação numa cultura agrícola, é necessário basicamente da realização de análise física do solo -, para saber a textura, retenção pelo solo e sua capacidade de armazenamento, o dimensionamento de um sistema de irrigação de acordo com a topografia, com os resultados da análise física, e da necessidade de água pela cultura, com base na sua evapotranspiração. Ele explica que é necessário realizar um manejo de irrigação para aplicar o volume de água que a planta necessita em duas diferentes fases de desenvolvimento. “O manejo de irrigação nada mais é que a utilização de critérios com base nas informações do solo, da planta e do clima para definir esse volume e o momento da irrigação”, comenta.

Durante sua palestra, serão abordadas informações sobre Agricultura de Precisão e Irrigação, formas de utilização de procedimentos e ferramentas de agricultura de precisão para se obter o conhecimento sobre a variabilidade de atributos do solo, da planta e do clima no espaço (área cultivada) e no tempo (ciclo da cultura), e assim fornecer subsídios para a tomada de decisão pelo irrigante quanto a aplicação de água em uma cultura agrícola por um sistema de irrigação.

Seminário de irrigação

Com o tema ‘Irrigação: eficiência e sustentabilidade na agropecuária’, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae Goiás), realizará nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Goiânia (GO), o 2º Seminário de Irrigação de Goiás. O objetivo do evento é envolver os produtores rurais, técnicos e sociedade no debate sobre a utilização sustentável da água. O evento ocorrerá no auditório da Federação e pretende reunir irrigantes de todo o estado.

Ficha Técnica

2º Seminário de Irrigação de Goiás

Data: 31 de agosto e 1º de setembro de 2017 (quinta e sexta-feira)

Local: Sede da Faeg – rua 87, nº 662, setor Sul – Goiânia (GO)

Mais informações: http://gatheros.com/evento/2o-seminario-de-irrigacao-de-goias-2017/

Texto: Gerencia de Comunicação da Faeg

Foto: Divulgação

Áreas de atuação

Veja também

Cosméticos

Caso de Sucesso

Cosméticos feitos com mel: esteticista realiza sonho com ajuda da ATeG do Senar Goiás

Expandindo

Resultados

Expandindo horizontes com a ATeG do Senar Goiás

De

Caso de Sucesso

De Madagascar para o Cerrado

Imagem