Francis Telles
Com objetivo de disseminar e implantar o programa Agricultura Urbana na rede de ensino de Goiânia, a técnica adjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem em Goiás (Senar Goiás), Sílvia Ribeiro, apresentou na última terça-feira (22), durante o 3° Encontro de Ação Ambiental, organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), palestra para cerca de 260 educadores, sobre a importância da agricultura urbana em hortas das escolas municipais de forma educativa e sustentável.
Segundo a técnica, o programa, nos últimos anos, vem sendo aproveitado em escolas, onde professores e alunos aprendem a trabalhar de forma didática sobre a produção de alimentos saudáveis. “Por isso a Agricultura Urbana tem chamado a atenção de profissionais da rede escolar. As atividades em hortas oferecem muitas vantagens para comunidade escolar, dentre elas variedade na produção de alimentos, baixo custo no lanche escolar, trabalha na valorização do processo produtivo com os alunos, cria hábitos de alimentação saudáveis com alimentos de qualidade e variados, implanta práticas sustentáveis na escola, entre outros”, disse Sílvia.
Durante a palestra, a técnica explicou também o papel do Senar Goiás na promoção social e profissional do produtor rural, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida. “O Senar Goiás identificou a necessidade de atuar também em áreas urbanas, disponibilizando cursos, treinamentos e programas”, destacou Silvia.
Variedade
De acordo com ela, a Agricultura Urbana possibilita a utilização de espaços como quintais, ou áreas, que estejam desocupadas para o cultivo de hortas, frutas, hidroponia, paisagismo, jardinagem e floricultura. “A ideia pode ser aproveitada até em varandas de apartamentos em espaços reduzidos, cultivando plantas com segurança e qualidade, que podem ser consumidas para o próprio consumo ou comercialização. Também estamos tendo ótimos resultados nas escolas”, informou.