Agrinho realiza 3ª rodada de capacitação de professores

José MárioDouglas Freitas

É possível calcular o resultado do aprendizado? Não necessariamente. Mas é possível registrar números que revelam a abrangência resultante do trabalho promovido por projetos que amplificam o acesso ao aprendizado. O Programa Agrinho, em sua 8ª edição, é um exemplo deste tipo de projeto que soma números que revelam o alcance das ferramentas que promovem o aprendizado. Nesses oito anos de atuação foram, ao todo, 240 municípios atingidos, onde cerca de 20 mil professores multiplicadores desenvolveram atividades educativas com mais 600 mil alunos, em todo o estado.

Dando continuidade a rodada de capacitação do programa para esse ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) realizou, na última terça-feira (07), um dia de palestras e apresentações sobre o programa à terceira turma da capacitação de professores multiplicadores. Ao todo mais de 130 professores comparecem ao evento realizado na sede do Senar Goiás, em Goiânia. O presidente do Sistema Faeg, José Mário Schreiner, agradeceu e ressaltou a importância da presença dos professores. “Apesar de todos os perrengues pelos quais o Brasil está passando, não podemos perder a esperança, pois ainda existem pessoas como vocês nas quais podemos acreditar. O número de pessoas que envergonham esse país mal passa de um por cento, os outros 99% são pessoas trabalhadoras e comprometidas”, acrescentou.

Thales

Explanando sobre a estrutura, funcionamento e desdobramentos do Senar Goiás, Flávio Henrique, gestor do departamento técnico do Senar Goiás, apresentou aos professores as diversas atividades e cursos desenvolvidos pelo Sistema Faeg, bem como os vários programas e projetos existentes. Sobre o Agrinho, Flávio disse: “A premiação é apenas um detalhe de todo o trabalho desenvolvido pelos professores, pois o verdadeiro resultado acontece na vida da criança e de seus familiares”.

“A palavra incentiva, o exemplo arrasta”, foram com estas palavras que o superintendente de Ensino Fundamental da Seduci, Thales Mazoncanti, ressaltou a importância do exemplo como ferramenta fundamental no processo de educação infantil. “Eu fico muito satisfeito e agradeço à Faeg e o Senar Goiás por levar esse programa para as nossas crianças, pois com ele temos a oportunidade de lidar com uma das ferramentas mais poderosas de propagação do conhecimento: o exemplo. Nós, como professores, somos espelhos para os alunos”, disse.

Importância das parcerias

Representando a Secretaria Municipal de Educação de Pilar de Goiás, a professora Shirley Ferreira participa pela primeira vez do programa e acha de vital importância a realização de parcerias que possibilitem uma metodologia diferenciada em relação à criança, pois, além da educação, a escola trabalha com a formação de personalidade do indivíduo e as formas de atuação influem sobre isso.

Fátima

Segundo a coordenadora do Agrinho, Fátima Araújo, entre as novidades para esse ano está a questão da certificação dos professores que, a partir de agora, será computada ao longo de todo o desenvolvimento das atividades; o professor multiplicador, o que vem até Goiânia, receberá um certificado de 140 horas, considerando o período de tempo para execução do projeto, e o professor multiplicado, aquele que fica no município, recebe uma certificação de 120 horas.

“A parceria com o governo do Estado, por meio da Superintendência de Ensino Fundamental, fez a diferença esse ano, pois agora os professores podem vir a Goiânia, para a capacitação, sem que haja perda da bonificação referente aos programas de governo”, acrescentou Fátima.

Um olhar sobre a inovação

Michelle

Para estimular os professores multiplicadores do Agrinho a levar, de forma inovadora e entusiasta, às suas escolas, o conhecimento adquirido durante a capacitação, a consultora em educação, Michele Santos, trouxe aos professores diversas técnicas, práticas e exemplos que podem ser aplicados, tanto em sala de aula quanto na escola como um todo, para promover a inovação. A palestra “Professor Empreendedor” é também o nome dado a essa forma de atuar de maneira inovadora. Em si, segundo Michele, ser professor empreendedor é fazer diferente aquilo que os outros fazem igual.

Para a consultora, a proposta do Agrinho já é, por si só, empreendedora e o que se precisa, a partir disso, é descobrir e revelar nos professores, por meio da capacitação, algumas dessas características empreendedoras que os torna diferentes. “Trabalhar um tema transversal já é uma proposta muito particular do professor, enquanto líder da sala de aula, então ele deve, de alguma forma, ser sim empreendedor para que perceba que isso elevará o aluno a uma condição melhor e diferente”, disse.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem