Agrodefesa disponibiliza Manual Web Service para Gestão Estadual de Agrotóxico

Imagem

A primeira versão do Manual Web Service do Sistema de Inteligência e Gestão Estadual de Agrotóxicos (Web Service Sigea) já está disponível no site da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), no link http://agrodefesa.go.gov.br/agrotóxicos/webservices. O documento define as normas operacionais para envio e recebimento de informações de receitas agronômicas por softwares de gestão de agrotóxicos, estabelecendo a frequência do envio de dados. A iniciativa é decorrente do que determina a Instrução Normativa nº 13/2018, publicada no Diário Oficial do Estado em 10 de janeiro de 2019, que dispõe sobre a normatização do Sigea e das normas para o comércio eletrônico de agrotóxicos e afins.


O artigo 14 da referida IN estabelece a instituição do Cadastro de Empresas de Softwares de Gestão de Agrotóxicos, responsáveis pela elaboração e comercialização de softwares para emissão e envio de receita agronômica e dados de vendas de agrotóxicos à Agrodefesa, via Sidago. É preciso repassar informações mínimas como CNPJ, cópia do contrato social, endereço, telefone fixo ou móvel, e-mail, de acordo com o artigo 4º, inciso I, alínea C, incisos II e IV, da Lei Estadual nº 19.423, de 26 de julho de 2016 e sua regulamentação.

É importante ainda observar o que estabelece os parágrafos 1º, 2º e 3º do artigo 14. O parágrafo 1º informa que fica definido o prazo de 180 dias, a partir da data de publicação da Instrução Normativa, para efetivação do cadastro e do Web Service. Já o parágrafo 2º diz que o cadastro deverá ser renovado quando houver alteração de qualquer informação solicitada no caput do artigo, que será informada à Agrodefesa, via Sidago, no prazo de até 30 dias após a ocorrência da referida alteração. Finalmente, o parágrafo 3º estabelece que a recusa de informação por parte da empresa constitui infração grave prevista nos artigos 19, 20, incisos XXI e XXIX, inciso II da Lei Estadual nº 19.423, de 26 de julho de 2016, sujeitando-se o infrator às penalidades previstas no artigo 23 da mesma lei. A íntegra da Instrução Normativa nº 13/2018 está disponível no linkhttp://sidago.agrodefesa.go.gov.br/site/adicionaisproprios/protocolo/arquivos/494964.pdf.

Imagens: Divulgação

Informações: Assessoria de Comunicação da Superintendência Executiva de Agricultura

Comunicação Sistema Faeg/ Senar.


Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem