AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

AgRural: colheita da soja no Brasil atinge 25% da área

Imagem

soja goiania colheitaO levantamento da consultoria AgRural mostra que a colheita da soja no Brasil atingiu 25% da área cultivada no Brasil na quinta-feira (22). O avanço semanal foi de 8 pontos percentuais, “mas poderia ser maior se não fosse o ritmo ainda lento em outros estados”, dizem os analistas da AgRural, observando que36% da área estava colhida na mesma época do ano passado e 25% na média do período nos últimos cinco anos.

Segundo a AgRural, em Mato Grosso a colheita saltou de 45% para 61% na semana, abrindo vantagem sobre a média de cinco anos e se aproximando dos 65% do ano passado. “Apesar das chuvas diárias e de ainda haver lotes saindo com excesso de umidade das lavouras, os volumes de chuva registrados nesta semana foram menores e os casos de perdas, que já eram pontuais, diminuíram”, dizem eles.

Os analistas ressaltam que nos outros estados grandes produtores o ritmo mais forte esperado para a segunda quinzena de fevereiro ainda não se confirmou. Os levantamentos mostram que Goiás teve boa evolução na semana, saltando de 18% para 30%, “mas segue longe do desempenho do ano passado, já que o plantio da atual safra foi muito atrasado no estado”.

Segundo os relatos de campo, no Paraná e em Mato Grosso do Sul, onde o atraso no plantio e o alongamento do ciclo têm colocado freio ao avanço das colheitadeiras, nesta semana foi a chuva que atrapalhou os planos de acelerar os trabalhos.

Os técnicos comentam que no Paraná houve avanço de 5% para 11%. Em Mato Grosso do Sul, a colheita passou de 16% para 25%. “O atraso em relação à safra passada deve diminuir nos próximos dias, caso a previsão de tempo mais seco se confirme nos dois estados.”

No resto do país, a colheita chegou a 8% em Santa Catarina, 22% em São Paulo, 15% em Minas Gerais, 2% na Bahia, 3% no Tocantins, 4% no Pará e 55% em Rondônia. No Matopiba, onde a colheita ainda é pontual, os bons volumes de chuva registrados agora em fevereiro vão reforçando a expectativa de safra cheia. No Rio Grande do Sul, que ainda não começou a colher, chuvas muito bem-vindas caíram nesta semana sobre diversas áreas do estado. A safra gaúcha deve ser boa, apesar das perdas de produtividade no sul, onde faltou chuva ao longo do ciclo.

Safrinha

A AgRural estima que o plantio da segunda safra de milho chegou nesta semana a 43% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil. O número representa avanço semanal de 17 pontos, mas ainda é inferior aos 47% da média de cinco anos e aos 57% do ano passado.

Segundo os analistas, em Mato Grosso, que conseguiu acelerar a colheita da soja nesta semana, o plantio da safrinha saltou de 48% para 69% em uma semana. “Apesar do atraso em relação ao ano passado e à média, também houve bom avanço semanal em Goiás, onde a área semeada passou de 10% para 26%, com muitas plantadeiras semeando o cereal logo atrás das colheitadeiras de soja.”

Eles observam que no Paraná e em Mato Grosso do Sul, em contrapartida, os produtores não têm conseguido fazer o plantio do milho imediatamente após a colheita da soja, pois o solo está muito úmido. No Paraná, o plantio avançou dez pontos, para 19%, e segue com grande desvantagem em relação ao ano passado. Em Mato Grosso do Sul, que segue atrasado e também teve avanço de dez pontos, o plantio chegou a 21%. Nos demais estados, o plantio chegou a 29% em São Paulo e a 42% em Minas Gerais. Ambos estão em linha com o ritmo do ano passado.

Texto e foto: Globo Rural

Áreas de atuação

Veja também

Mercado

Notícia

Mercado com vantagens de ser premium

Condições

Preço Hortifrutis

Condições climáticas continuam impactando nos preços de Hortigranjeiros

Cosméticos

Caso de Sucesso

Cosméticos feitos com mel: esteticista realiza sonho com ajuda da ATeG do Senar Goiás

Imagem