Atuar para mudar o mundo. É com esse pensamento que os alunos do terceiro ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Irenize Laurindo de Souza, do município de Alexânia (GO), estão enxergando o Programa Agrinho desse ano. As crianças visitaram a sede do Sistema Faeg/Senar, na tarde desta terça-feira (27), e aproveitaram a ocasião para falar um pouco do projeto Atuação, que faz parte do tema Responsabilidade Social e Meio Ambiente, do Programa Agrinho.
Segundo a diretora, Ana Paula Boaventura, a Escola Irineu Laurindo faz parte do Programa desde que ele foi criado em Goiás, em 2009. “Nunca deixamos de participar. Acredito que é fundamental tanto para as crianças, como para a população, conhecer um projeto que muda por completo a realidade do município.”
A diretora conta que o objetivo do projeto Atuação é conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente. “O projeto vai ter três etapas. A primeira onde a pessoa troca um quilo de alimento por uma muda de planta nativa. A segunda o plantio dessas mudas e, por último, o passeio ciclístico no Dia da Árvore, em 21 de setembro.”
De acordo com Ana Paula a intenção é levar esse projeto à Câmara de Vereadores para que vire lei e torne o dia 21 de setembro uma data para comemorar a responsabilidade com o meio ambiente. “Se vamos atingir esse objetivo não sabemos. Mas, o principal já estamos conseguindo, que é mostrar para essas crianças a importância da natureza.” Ela destaca que todos os 263 alunos estão totalmente engajados com a causa. “Todos estão, de fato, empenhados em construir um mundo melhor.”
Visita
Durante a visita à sede, o brilho no olhar das crianças era perceptível. Os alunos estavam encantados em conhecer um local de trabalho tão bem estruturado como o Sistema Faeg/Senar. “Nunca tinha ido a lugar com tanta gente trabalhando junto. É muito legal conhecer o prédio onde o Agrinho foi criado”, fala Eric Júnior Belém Félix, de 9 anos. Ele conta que não sabe qual profissão vai seguir, mas garante que quer trabalhar em um local parecido com o Sistema. “Aqui, as pessoas se preocupam com o meio ambiente e os animais. Acho isso importante”, fala.
Responsável por representar a turma, Eric destacou que, por conta do projeto Atuação, está adorando a ideia de plantar árvores. “Até hoje eu tinha plantado apenas uma árvore na minha vida, agora, vou ter a oportunidade de plantar várias com o nosso projeto.” Entusiasmado, Eric ressalta que o Atuação melhora a vida das pessoas. “É importante para o ser humano, porque plantado novas árvores nós conseguimos respirar melhor. Já que as árvores ‘pegam’ o ar sujo e devolvem o limpo”, explica ele.
Feliz com a visita das crianças, o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, reforça que é muito valioso receber professores e alunos, responsáveis pela realização de um projeto tão impactante como o Agrinho. “Os professores são ferramentas importantes para o desenvolvimento do projeto. O nosso trabalho foi o de criar o tema do Agrinho desse ano e o deles (professores) é colocá-lo em prática”, diz o presidente.
Para a coordenadora do Agrinho, Maria Luiza Bretas, essa ocasião é uma forma de valorizar o trabalho da Escola Municipal Irenize Laurindo de Souza, nas ações do Programa Agrinho. “É uma forma de divulgar ainda mais o trabalho desempenhado tanto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), quanto pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg).”
Programa
Com o tema Responsabilidade Social e Meio Ambiente, o Agrinho, este ano, espera alcançar 1,2 mil escolas, totalizando 650 mil alunos participando da ação. As inscrições dos trabalhos serão entre os dias 02 a 29 de setembro. A coordenadora do Programa Agrinho, Maria Luiza Bretas, conta que a premiação será igual ao ano passado. “Receberão prêmios os autores dos melhores projetos das oito macrorregiões do Estado.” A professora que desenvolver o melhor projeto pedagógico leva para casa um carro zero quilômetro.