Alunos do Programa Agrinho visitam estande do Sistema Faeg

Imagem
::cck::176::/cck::
::introtext::

Fabiana Sommer

Alunos da Escola Rural Monte Alegre passaram a tarde de quarta-feira (15/4) no estande no Sindicato Rural de Rio Verde, Faeg, Senar e Sebrae na Tecnoshosw Comigo 2015. Convidados pela coordenadora do projeto em Rio Verde, Gleibe Vieira, os alunos saíram da sala de aula para conhecer um pouco da feira e também do mundo de tecnologias que o local oferece.

Recepcionados pelo presidente do Sindicato Rural, Walter Baylão Júnior, os cerca de 40 alunos, com idade entre 8 e 14 anos, passearam por alguns estandes e tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre a vida dos insetos em um espaço chamado Planeta Inseto, onde até uma corrida de baratas foi realizada.

Após uma rápida caminhada pela feira, os estudantes conheceram o estande do Sistema Faeg e o biólogo e professor Cláudio Barbosa realizou uma palestra sobre o tema do Agrinho 2015, que é Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente. Durante o bate papo, a importância do reflorestamento e a reeducação alimentar foram muito debatidas. “A nova tendência da alimentação saudável é a diminuição do sal, o corte do açúcar e do trigo”, disse o professor. Além disso, ele falou da relevância de se beber oito copos de água por dia e também beber água com gotas de limão ao amanhecer, em jejum, pois ela ajudará no combate a infecções e diminui as bactérias ruins do corpo.

O professor lembrou ainda aos alunos que não se deve comer em frente à televisão e que ao se alimentar as verduras devem ser ingeridas primeiro, depois os carboidratos e por último as carnes. “O ambiente saudável está dentro de nós”, afirmou.
O reflorestamento também foi abordado e Barbosa lembrou que é preciso plantar árvores e que isso começa da consciência de cada pessoa.

O aluno Cristian Solano da Silva de 8 anos veio conhecer a feira pela primeira vez. Para ele a experiência foi válida, principalmente pela palestra. “Eu quero ficar mais saudável então vou chegar em casa e falar para minha mãe diminuir no sal e mudar nossos hábitos”, contou.

Já Anna Carolina Vieira Bilibio, também de 8 anos, achou a feira muito interessante, pois teve a oportunidade de ver máquinas ainda não vistas na zona rural. Outro ponto que deixou a menina bastante entusiasmada foi a palestra. “A reeducação será prioridade na minha vida”, afirmou Anna Carolina.

Para o presidente do Sindicato Rural, Walter Baylão Júnior, trazer estudantes para dentro do estande é gratificante, pois, além deles estarem em contato com aprendizados diferentes, podem pensar no futuro. “As crianças são a base para todo o crescimento de nosso país, por isso, me sinto cada vez mais gratificado em conseguir trazer elas para o nosso meio, pois deposito minhas esperanças de um futuro melhor nas mãos delas”, disse Baylão.

A gestora da Escola Rural Monte Alegre, Cheila Leão Ribeiro Peres, disse que tirar os alunos da sala de aula e proporcionar atividades diferenciadas são de uma significância extrema. “O aprendizado é outro. Os alunos ampliam os conhecimentos e acabam tendo contato com diversidades não vistas em sala de aula”, concluiu.

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::::cck::176::/cck::
Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem