A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) enviou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pedido para que haja uma avaliação das aplicações dos recursos alocados para o Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, em Goiás. A entidade quer saber se os recursos anunciados pelo Governo Federal, em junho deste ano, estão sendo acessados pelos produtores.
De acordo com o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que formalizou o pedido no início desta tarde ao Ministério, o Plano Agrícola e Pecuário para a próxima safra foi um dos mais bem estruturados já divulgado pelo Governo Federal, mas, ainda na época do anúncio da medida, produtores e entidades do setor questionavam a agilidade e eficiência com que o recurso chegaria ao produtor.
Burocracia e lentidão são as principais queixas dos produtores em relação aos agentes financeiros oficiais. Não raro, os recursos anunciados chegam fora do prazo e há casos em que não chegam. “A presidente Dilma anunciou um dos melhores Planos que já vimos, com R$ 136 bilhões de recursos disponíveis; 18% a mais que na safra passada, mas é preciso que chegue ao produtor”, reforçou José Mário.
A proposta é que, da mesma forma com que o MAPA veio à Goiás coletar dados para estruturar a proposta de Plano Agrícola e Pecuário, o Ministério retorne para acompanhar a liberação e aplicação dos recursos. A agenda proposta pela Faeg ao Ministério é de uma reunião, em Goiânia, na segunda quinzena de agosto, com a presença dos agentes financeiros oficiais.
Foto: Jana Tomazelli
{audio}2013-08-01-aplicacao-recursos.mp3{/audio}