Liberação de recursos da safra será acompanhada pelo MAPA

Imagem

colheita-sojaA Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) enviou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pedido para que haja uma avaliação das aplicações dos recursos alocados para o Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, em Goiás. A entidade quer saber se os recursos anunciados pelo Governo Federal, em junho deste ano, estão sendo acessados pelos produtores.

De acordo com o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que formalizou o pedido no início desta tarde ao Ministério, o Plano Agrícola e Pecuário para a próxima safra foi um dos mais bem estruturados já divulgado pelo Governo Federal, mas, ainda na época do anúncio da medida, produtores e entidades do setor questionavam a agilidade e eficiência com que o recurso chegaria ao produtor.

Burocracia e lentidão são as principais queixas dos produtores em relação aos agentes financeiros oficiais. Não raro, os recursos anunciados chegam fora do prazo e há casos em que não chegam. “A presidente Dilma anunciou um dos melhores Planos que já vimos, com R$ 136 bilhões de recursos disponíveis; 18% a mais que na safra passada, mas é preciso que chegue ao produtor”, reforçou José Mário.

A proposta é que, da mesma forma com que o MAPA veio à Goiás coletar dados para estruturar a proposta de Plano Agrícola e Pecuário, o Ministério retorne para acompanhar a liberação e aplicação dos recursos. A agenda proposta pela Faeg ao Ministério é de uma reunião, em Goiânia, na segunda quinzena de agosto, com a presença dos agentes financeiros oficiais.

Foto: Jana Tomazelli

Ouça entrevista com o presidente da Faeg, José Mário, sobre o assunto:

{audio}2013-08-01-aplicacao-recursos.mp3{/audio}

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem